quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Exposição Homens Caranguejo estreará nesta sexta-feira (6) em Parnaíba

catador de caranguejo
Catador de Caranguejo do Delta do Parnaíba (Foto: Moraes Brito)
A exposição Homens Caranguejo, que retrata o cotidiano de famílias ribeirinhas que vivem da captura do crustáceo, estreará nesta sexta-feira (6) no Centro Cultural Sesc Caixeiral, em Parnaíba, a 318 km de Teresina. O projeto fotográfico foi executado pelos fotógrafos Chico Gomes, Henrique Claúdio, Sérgio Nóbrega e Sérgio Carvalho.
Os fotógrafos fizeram os registros em 2005, se dividindo semanas entre desbravar os mangues do delta do rio Parnaíba de dia e dormir em embarcações à noite. Em entrevista para o jornal cearense O Povo, Chico Gomes, um dos autores do ensaio, revelou que a exposição surgiu da vontade de retratar uma realidade invisível. “Era um projeto sem dinheiro, sem filme – na época não tinha nada digital. Era só a vontade de encontrar algo novo para fotografar”, disse a publicação.
As imagens foram registradas em preto e branco e coletadas em três viagens de cerca de uma semana. “No início, só íamos fazer fotos dos pescadores, mas, chegando lá, vimos as famílias que vivem dos caranguejos, do trabalho que todo mundo tem para tirar a carne. Era uma loucura. A gente se atolava na lama, teve de tudo”, contou o fotógrafo.
Além de estrear a exposição em Parnaíba, os fotógrafos pretendem voltar a cada comunidade de pescadores visitada pelo projeto. “A gente quer ir em cada ilha (do delta) e doar um livro para a pessoa fotografada. Para mim, o momento mais importante é esse feedback para quem se deixou ser fotografado”, revelou Chico Gomes.
Da redação

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...