quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Técnico da CIA defenderá propostas ambientais em Brasília

kjghjf
Durante os dias 03 e 04 de setembro de 2013 participaram cerca de 300 pessoas da 4º Conferencia Estadual Ambiental em TERESINA, com objetivo de selecionar as proposta do Piauí sobre os resíduos sólidos, como as possíveis propostas e soluções. A comunidade de Ilha Grande foi representada pelo técnico e fiscalizador em educação Ambiental da CIA, Fiorenzo Bonetta.
O evento foi iniciado com a apresentação do secretario DALTON MACAMBIRA que declarou “não podemos governar sem ouvir o povo, estamos no momento máximo da expressão da democracia envolvendo a participação do povo”. Para discussão os participantes foram divididos em grupos sobre 4 eixos:Geração de trabalho emprego e renda; Redução de impacto; Educação ambiental; e Produção consumo e sustentabilidade que se subdividiram em 19 assuntos, onde em cada um possuía representações diferentes como: sociedade civil organizada, poder publico, setor empresarial, divididos em 3 regiões, norte, centro, sul.
Após o estudo em grupo as propostas foram apresentadas para plenária a fim de serem votadas e também para fazer a seleção dos delegados que irão para Brasília – DF, nos dias 24 a 26,10.13.
santo
Para Fiorenzo Bonetta muitos desafios estão longe a ser resolvidos, mas os primeiros passos foram dados.Os resíduoshospitalares não foram debatidos.Em Teresina já tem uma empresa, STERILIX de S. PAOLO que trata e certifica resíduos hospitalares. Importante que povo e poder político aja. Ele participou do grupo de trabalho sobre “EDUCAÇÃO AMBIENTAL”, no qual saiu como delegado entre os 30 selecionados participantes do evento, para nos dias 24, 25 e 26 de outubro, em Brasília, apresentarem as propostas na 4º Conferencia Nacional de Meio Ambiente.
Contudo, a problemática dos resíduos sólidos e meio ambiente existem recursos e tecnologias para melhorar a situação, além de financiamentos do BANCO DO BRASIL pelo programa AGUA BRASIL que financia projetos ambientais e também o secretario DAS CIDADES MERLANG SOLANO NEGUEIRA declarou que o PIAUI não produz bastante lixo para atrairempresas, isso é triste porque é preciso produzir uma quantidade suficiente de lixo para trazer interessados para área.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...