O evento foi iniciado com a apresentação do secretário Dalton Macambira, que declarou: “Não podemos governar sem ouvir o povo. Estamos no momento máximo da expressão da democracia envolvendo a participação do povo”.
Para discussão, os participantes foram divididos em quatro grupos de acordo com os eixos: Geração de trabalho emprego e renda; Redução de impacto; Educação ambiental; e Produção consumo e sustentabilidade que se subdividiram em 19 assuntos, onde em cada um possuía representações diferentes como: sociedade civil organizada, poder púublico, setor empresarial, divididos em 3 regiões, norte, centro, sul.
Após o estudo em grupo as propostas foram apresentadas para plenária a fim de serem votadas e também para fazer a seleção dos delegados que irão para Brasília – DF, nos dias 24 a 26,10.13.
Para Fiorenzo Bonetta muitos desafios estão longe de ser resolvidos, mas os primeiros passos foram dados. Ainda segundo Fiorenzo, os resíduos hospitalares não foram debatidos, embora o município de Teresina já tenha uma empresa de São Paulo que trata e certifica resíduos hospitalares. Segundo o Secretário das Cidades Merlang Solano Nogueira, o Piauí não produz lixo o suficiente para atrair empresas; ou seja, é preciso aumentar a produção de resíduos para trazer aos municípios interessados para atuar no tratamento do lixo.
Para a problemática dos resíduos sólidos já existem recursos e tecnologias que podem melhorar a situação, inclusive com o financiamento de instituições como o Banco do Brasil, pelo programa Água Brasil.
Após a participação no grupo de trabalho “Educação Ambiental”, apresentando suas propostas para esta temática, o técnico da CIA foi um dos selecionados como delegado para participar da 4º Conferencia Nacional de Meio Ambiente, em Brasília nos dias 24 a 26 de outubro.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário