Imagem: Divulgação
O ator Paulo Betti contou como está o projeto de gravação do filme Mandu Ladino. A ideia do ator é filmar todo o longa-metragem em solo piauiense e assim valorizar pontos turísticos do Estado, como por exemplo, o Delta do Parnaíba. Outra ideia principal é usar o máximo da mão de obra artística piauiense.
Antes de realizar as filmagens, Paulo Betti, disse que serão realizadas oficinas de teatro para atores da região, através destas oficinas a equipe de produção vai fazer uma audição para selecionar os artista que vão participar do filme.
“Desejo que o Mandu Ladino seja um ator piauiense, seria um sonho ter 100% da equipe sendo do Piauí, mas sei que teremos que usar artista de outros estados, queremos até utilizar mão de obra artistas de outros países. No filme, além a história central, que fala da luta dos índios contra o domínio português, há também a história de amor da irmã de Mandu. Ela se apaixona por um português. O jovem colonizador então briga com a própria família para tentar impedir a destruição da família da mulher amada, por isso penso que se tivéssemos alguns atores portugueses também seria muito interessante”, afirmou Paulo Betti.
Sobre a escolha dos atores que vão participar do longa-metragem Betti revela que sonha em ter a atriz Dira Paes no filme. Para o Betti, Dira Paes, além de talentosa, possui um biótipo de índia e seria ideal para o papel de irmã de Mandu.
O roteiro da película baseada no livro escrito pelo deputado Anfrísio Lobão esta sendo concluído. O texto já passou por dois tratamentos, segundo Paulo Betti, neste ultimo tratamento a roteirista Mariana Betti finalizou o roteiro com 100 páginas.
Antes de começar o trabalho de captação de recurso para a gravação do longa o texto provavelmente vai ser lido no programa de leituras Dramáticas realizado sempre no SESC Casa da Gávea, no Rio de Janeiro. O longa-metragem esta previsto para ser gravado em 2014 e lançado em 2015. Em 2013 todos os envolvidos na produção do longa vão trabalhar para captar recursos para a gravação do filme.
Ideia do filme Mandu
No ano de 2005 Paulo Betti esteve no Piauí para gravar a novela “Sete Pecados” ao passar por Teresina ele foi presenteado como obra de Anfrísio Lobão.
Quem ofereceu o livro para o ator foi o então governador Wellington Dias. Inicialmente a ideia era fazer uma minissérie, mas a história de liderança de Mandu é tão forte, tão marcante, possui um contexto histórico tão importante que o ator decidiu por fazer um filme.
A ideia principal de Mandu Ladino é mostrar a história de um índio lutou bravamente contra a colonização portuguesa e que durante muito tempo venceu os inimigos.
“Foi isso que Mandu é um herói e as pessoa precisam saber que foi este grande homem. Ele uniu diversas tribos em uma confederação, ele conseguiu algo muito complicado, muito difícil de se conseguir principalmente naquela época, é uma história tão forte que não caberia apenas em uma mini série”, finalizou o ator.
Filme para os índios
Depois de concluído, o cineasta disse que o filme vai ser levado a aldeias de índios. “É a história deles, nós devemos isso a eles, não sabemos quais aldeias vão receber o filme, mas nós vamos levar”, revelou Paulo Betti.
Depois de concluído, o cineasta disse que o filme vai ser levado a aldeias de índios. “É a história deles, nós devemos isso a eles, não sabemos quais aldeias vão receber o filme, mas nós vamos levar”, revelou Paulo Betti.
Fonte: Coluna Desbocada/Cidadeverde.com
Edição: Daniel Saturnino/Proparnaiba.com
Edição: Daniel Saturnino/Proparnaiba.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário