O encontro iniciou com a explicação do que significa a roda griô, denominação se dá aos verdadeiros contadores de história africanos. A África é um lugar onde as histórias ainda são muito valorizadas, nesse momento acontece de troca de saberes entre as pessoas do que acontece em um determinado lugar, resgata a memória do povo. As histórias poderão ser verdadeiras, causos, lendas, assombração, de vida. O que vale é compartilhar a sabedoria apreendida.
Nesse dia crianças, surfistas, pescadores e suas esposas sentaram na cadeira de contação, seguraram a concha com a simbologia para conversa, ficando descontraídos e soltaram a voz, onde contaram histórias de lobisomem, sereia, lamentações, tartaruga, surf e muito mais.
Com músicas acompanhadas de palmas dos presentes, a noite ficou animada e havendo ainda uma dança coletiva que uniu todos os participantes que desejaram mais um encontro.
E para encerrar esse momento tão animado foi compartilhado um saboroso caldo de peixe servido pela presidente da Associação de Moradores e pescadores da Pedra do Sal.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário