Tiveram início na Promédica (Anexo I do Hospital Dirceu Arcoverde), na manhã desta quinta-feira(29), indo até domingo (1º/08), as consultas para a triagem dos pacientes que, na próxima semana, do dia 5 ao dia 8, se submeter às cirurgias de carata realizadas em regime de mutirão nos municípios de Parnaíba, Cocal e Piripiri. Mais uma ação do Governo do Estado, na região da Planície Litorânea, através da Secretaria da Saúde, contemplando os municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Bom Princípio, Cajueiro da Praia e Luiz Correia. Serão realizados mutirões também em Cocal e Piripiri.
Para o deputado Dr. Hélio, que esteve no local hoje pela manhã, trata-se de uma ação de grande importância. “Primeiro, o trabalho que foi feito no controle da pandemia, que já é um êxito muito reconhecido, da ação do governo estadual e, naturalmente, do secretário Florentino Neto. Passado esse momento em que a pandemia está sob controle, iniciamos os mutirões. Vamos ter mutirões de cirurgia geral, pediátrica, ginecológica, urológica e hoje iniciamos com o mutirão de catarata”, disse.
Segundo o deputado, a demanda é muito grande, porque à medida que a idade avança as pessoas vão ter o problema da catarata. “É uma cirurgia cara que não cabe no orçamento da maioria das famílias piauienses, daí a importância social e de relevância dessa ação, que vai possibilitar uma melhor qualidade de vida para uma quantidade enorme de piauienses. É uma cirurgia cara mas que o Estado está oferecendo gratuitamente- pontuou Dr. Hélio.
O trabalho que está sendo realizado é uma articulação que envolve governo do Estado, SESAPI, secretarias municipais de saúde e a sociedade, para que uma maior quantidade de pessoas seja contemplada. “É um trabalho feito por uma equipe experiente, da H. Visão, que tem o reconhecimento do Piauí e do Brasil, que tem tido um êxito extraordinário em todos os procedimentos voltados para esse objetivo”- frisou.
Disse ainda Dr. Hélio que esses mutirões só se tornaram possíveis após uma melhorada na situação da pandemia, que foi quem fez também com que as cirurgia eletivas fossem suspensas. “Agora, com a participação da sociedade, as medidas preventivas e o avanço da vacinação, observamos que a pandemia deu uma equilibrada. “Por isso reunimos as condições para a retomada das cirurgias eletivas. Como ficou muita cirurgia represada, por causa da parada que tivemos, é de suma importância que a Secretaria da Saúde, o secretário Florentino, esteja dando prioridade para os mutirões que irão desafogar todos os procedimentos cirúrgicos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário