A Polícia Militar do Paraná abriu nesta segunda-feira (13) concurso para preencher 16 vagas de cadetes na instituição. Os candidatos serão avaliados de acordo com 72 características psicológicas, entre elas a “masculinidade”.
Segundo o edital, o candidato deve ter a “masculinidade” maior ou igual a regular. De acordo com a instituição, ela é definida pela “capacidade de o indivíduo em não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades, não emocionar-se facilmente, tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor”.
Segundo o edital, a avaliação psicológica tem como objetivo “selecionar os candidatos que possuam habilidades específicas e características de personalidade favoráveis às atribuições das diversas funções institucionais, de acordo com os parâmetros do perfil profissiográfico estabelecido para o cargo de cadete da Polícia Militar do Estado do Paraná”.
OUTRO LADO
Segundo a polícia, o objetivo é avaliar a estabilidade emocional e a capacidade de enfrentamento, “aspectos extremamente necessários para o dia a dia da atividade policial militar”.
O órgão alega que a característica não avalia componentes de gênero e que não é este o objetivo do teste. “A Polícia Militar do Paraná não compactua e não tolera comportamentos e posicionamentos discriminatórios de qualquer natureza.”
Folhapress
Nenhum comentário:
Postar um comentário