quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Campanhas para gestão sustentável da pesca chegam ao Piauí

Foto: Chico Rasta
Construir e regulamentar acordos de pesca e engajar os pescadores em uma gestão sustentável e participativa da atividade são os objetivos da Campanha por Orgulho que será lançada esta semana no Delta do Parnaíba, abrangendo áreas no litoral do Piauí e do Maranhão. A iniciativa é da ONG Rare, que vem implementando esse tipo de campanhas no país desde 2015, num esforço coordenado que inclui desde o estímulo ao sentimento de apropriação e orgulho dos recursos naturais de determinadas áreas e a mediação de conflitos até ações de monitoramento biológico e proposição de medidas de manejo adequadas, visando a adoção de práticas sustentáveis e a recuperação da produção pesqueira.
A Reserva Extrativista (Resex) Delta do Parnaíba e a Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba constituem uma área de replicação da Rare, em continuidade ao trabalho realizado na região no ciclo anterior (2015-2017). Em sua nova temporada de ações no país, que vai de 2017 a 2019, a Rare também está atuando em outras nove áreas marinhas protegidas localizadas no litoral do Maranhão, Pará e Pernambuco.
O arquipélago formado por mais de 70 ilhas fluviais que constitui o Delta do rio Parnaíba é uma região com enorme diversidade de flora e fauna, especialmente rica em aves, peixes e crustáceos, com exuberância de manguezais, igarapés, lagoas de água doce, praias e dunas que atraem visitantes de todos os cantos do planeta.
Engajamento e orgulho - Em que pese toda essa riqueza, Luciano Galeno, responsável pela coordenação da campanha no Delta do Parnaíba, comenta que os pescadores dessas áreas vêm percebendo, a cada ano, a redução do estoque de algumas espécies, sobretudo aquelas de maior valor comercial que são muito exploradas. Por isso, um dos objetivos da Campanha por Orgulho nessa área é sensibilizar as comunidades pesqueiras sobre a importância de as espécies terem um descanso reprodutivo, para que se consiga a recuperação dos estoques tão valiosos para a economia e os modos de vida local, e, neste sentido, formalizar regulamentações como os acordos de pesca.
A bióloga Ana Carolina Marciano, gerente de programas da Rare, conta que uma das táticas nesse tipo de campanha é a identificação de espécies-alvo de importância local utilizadas como chamariz para estimular o envolvimento comunitário. No caso do Delta do Parnaíba, a espécie selecionada foi o robalo. “A espécie se torna protagonista por meio de uma mascote carismática que marcará presença em ações de educação ambiental em escolas, espaços e eventos públicos e será porta-voz de informações sobre as ameaças à biodiversidade”, revela. Ela explica, contudo, que, como o objetivo da campanha é a construção de um acordo de pesca, o esforço pretende envolver todos os pescadores, não se restringindo apenas aos de robalo.
A Campanha por Orgulho é baseada em uma metodologia da Rare que utiliza técnicas de marketing social para impulsionar mudanças de comportamento que beneficiam a natureza e a qualidade de vida das comunidades costeiras de pescadores. A Rare acredita que os esforços de conservação ambiental só são bem-sucedidos quando aliam ciência à uma compreensão dos aspectos sociais e das normas culturais de uma dada localidade. O trabalho visa promover o sentimento de orgulho nas pessoas em relação às espécies, às tradições e aos hábitats locais que tornam suas comunidades únicas e especiais. Ao mesmo tempo, a campanha fornece as ferramentas necessárias para que a população possa conservar seus recursos naturais e propõe alternativas àquelas condutas nocivas ao meio ambiente.
Ana Carolina Marciano lembra que outra tradição nas Campanhas por Orgulho é utilizar a música para sensibilizar as pessoas. “Por isso promovemos um encontro de um músico local, oriundo de uma das comunidades no Pará onde também estamos implementando esse trabalho, para liderar a criação de uma canção temática para as campanhas, com a participação dos coordenadores de campanha e da equipe Rare”. O esforço culminou na composição coletiva de “Eu sou Pescador”, gravada nas versões carimbó e forró, para ser disseminada no Pará, em Pernambuco, no Maranhão e no Piauí.
Pescar, Conservar, Prosperar’ é o slogan do pacote de Campanhas por Orgulho que a organização está implementando no litoral brasileiro. Em comum, elas também têm, na linha de frente da iniciativa, a figura do Coordenador de Campanha – uma liderança local escolhida pela Rare e parceiros que recebe extensa capacitação em marketing social voltado para comunidades, planejamento de campanhas, gestão pesqueira e financeira para poder realizar o trabalho junto às comunidades.
As ações da campanha no Piauí devem envolver diretamente cerca de 700 pescadores e impactar aproximadamente 3 mil pessoas – entre pescadores e familiares.
Parcerias institucionais - Em âmbito nacional, a Rare tem como parceiros na implementação das campanhas o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas Extrativistas Marinhas (Confrem). Dentre as alianças estratégicas no Estado do Piauí, destacam-se a Universidade Federal do Piauí, a Comissão Ilha Ativa (CIA) e colônias de pescadores artesanais locais.
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AGENDA DE LANÇAMENTO DA CAMPANHA POR ORGULHO
NO DELTA DO PARNAÍBA
24/08                Reserva Extrativista Marinha Delta do Parnaíba (foco no MA)
26/08                Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba (foco no PI) 
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SOBRE A RARE - A Rare é uma organização ambientalista com 40 anos de atuação, cuja missão é inspirar mudanças para que as pessoas e a natureza possam prosperar. A Rare acredita que o comportamento humano, muito mais do que parte do problema, é peça central na busca por soluções para um meio ambiente saudável e equilibrado, tendo desenvolvido uma tecnologia social que incorpora as emoções e a motivação na definição de processos de mudança e adoção de comportamentos ambientais duráveis e mais sustentáveis.
A organização já atuou em mais de 50 países utilizando sua experiência em ciência comportamental junto a comunidades tradicionais que dependem da natureza para seu sustento, apoiando o desenvolvimento de soluções locais para enfrentar os desafios da conservação global. A Rare, que atualmente concentra seus programas em três linhas temáticas — ‘pesca’, ‘agricultura’ e ‘água’ —, estabeleceu-se no Brasil em 2014 com o intuito de contribuir para a melhoria da gestão da pesca artesanal costeira no país. O trabalho da organização no país é financiado, em sua maior parte, pela fundação americana Bloomberg Philanthropies — que engloba todas as atividades filantrópicas do ex-prefeito de Nova York, Michael R. Bloomberg — e pelo Instituto Humanize. Conheça mais sobre a Rare em http://www.rare.org/pt-br/

FICHA RESUMIDA DA CAMPANHA POR ORGULHO
NA APA E RESEX DELTA DO PARNAÍBA
 Áreas-foco
Resexcomunidades de Canárias, Caiçara, Morro do Meio, Torto e Passarinho, localizadas no município de Araioses (MA)
APA: comunidade de Tatus, localizada no município de Ilha Grande (PI), 
 comunidade de Pedra do Sal, localizada no município de Parnaíba (PI) e comunidade de Luís Correia localizada no município de Luís Correia (PI).

Espécie-alvo: robalo (Centropomus undecimalis).

Parceiros locais: Comissão Ilha Ativa (CIA), UFPI, Confrem e ICMBio.

Coordenadores de Campanha 
 - Luciano Silva Galeno, formado em turismo, diretor-presidente da CIA.
 - Amanda Gaspar, licenciada em Ciências Sociais e moradora da comunidade de Canárias.

Universidade parceira responsável pelo monitoramento biológico: Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Principais ameaças: conflito entre artes de pesca e pescadores de fora com embarcações com maior capacidade de pesca; baixa ou pouca participação social no processo de gestão dos recursos e território pesqueiro (sobretudo na APA); ausência de regras e fiscalização.

Objetivos da campanha: construir e regulamentar o acordo de pesca que incluirá comunidades pesqueiras das duas unidades de conservação.

Mudanças de comportamento necessárias: maior participação comunitária e consequente fortalecimento das organizações sociais; pescadores bem informados sobre o que é um acordo de pesca e os benefícios que ele traz para as comunidades pesqueiras artesanais.  

Ações previstas para o lançamento: Teatro, concurso de poesia e prosa, culinária, apresentação formal da campanha.
Serviço lançamento
Data:  24/08/2018 (Resex)
Hora: 15h30
Local: Clube do Durval, Ilha das Canárias, município de Araioses (MA).
Data:  26/08/2018 (APA)
Hora: 15h30
Local: Bar e Restaurante Pedra do Sal, Praia da Pedra do Sal, município de Parnaíba (PI)

Ascom

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