terça-feira, 7 de julho de 2015

Lançamento da Cartilha “A Sereia Mariá e as histórias das comunidades da APA Delta do Parnaíba”

Nesta sexta-feira (03), a Comissão Ilha Ativa (CIA), por meio do projeto APA Viva, que possui apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, realizou o lançamento da cartilha “A sereia Mariá e as histórias das comunidades da APA Delta do Parnaíba”. O evento aconteceu na quadra da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Parnaíba.
1 (640x435)
2 (640x435)
Apresentações artísticas e música ao vivo marcaram a abertura do evento. Estavam presentes pescadores e moradores das comunidades envolvidas com o projeto, além de professores e alunos da Universidade Federal.
6 (640x435)
Apresentação Artística
Durante toda a tarde houve uma exposição do mar com várias espécies de peixes, exposição dos projetos da Comissão Ilha Ativa através de banners e um espaço da leitura. A apresentação teatral que retratava as histórias da cartilha foi intercala com as falas dos contadores de história de cada município: Luís Correia, Parnaíba, Ilha Grande(PI) e Canárias(MA).
3 (640x435)
Exposição do Mar
5 (640x435)
Entrevista à TV Delta – Francinalda Rocha, coordenadora do projeto APA Viva
A cartilha foi fruto das atividades realizadas no âmbito do projeto, que possibilitou a coleta de histórias contadas pelos moradores das comunidades da APA. Posteriormente as histórias gravadas foram transcritas e organizadas de forma a ser contadas em primeira pessoa pela personagem Mariá, uma sereia. Com o término do evento, cada comunidade recebeu um baú contendo várias cartilhas, para que essas histórias fossem multiplicadas garantindo sua perpetuação e preservação.
7 (640x435)
Pescador e Sereia Mariá – Apresentação Teatral
8 (640x435)
Espaço da Leitura
“Ficamos muito agradecidos pelo envolvimento das comunidades de quatro municípios pertencentes à APA, que contribuíram com suas memórias e recordações e possibilitaram a salvaguarda desse patrimônio para as gerações futuras. Esse conhecimento tradicional deve ser conhecido e valorizado”, relata Liliana Souza, vice-presidente da CIA.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...