quinta-feira, 23 de julho de 2015

Pescadores artesanais do Piauí cobram ação do governo sobre direitos.

O Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil no Piauí, junto com os representantes dos pescadores como entidades, associações, colônias e sindicatos, esteve com a secretária de Educação, Rejane Dias e o superintendente de Pesca do Piauí, Antônio Abreu Costa no dia 16 de julho de 2015 em uma reunião onde a comissão apresentou os problemas e dificuldades de todos os pescadores do Piauí.   
As pautas apresentadas foram entre outras, a retirada dos direitos das pescadoras pelo Decreto 8.424 e 8.425 que exclui e tira a identidade que a convenção 69, da OIT já garante, mais de 280 mil cancelamentos de carteiras dos pescadores e inclusive dos portadores de câncer, o Seguro-defeso na Previdência Social, sem estrutura e que nesse momento entram em greve. 
Além disso foram disponibilizadas à secretária Rejane Dias, diversas reivindicações do movimento dos pescadores artesanais do Piauí, a respeito dos conflitos socioambientais da região do norte como lagoas cercadas com fio elétrico, a instalação de um resort que comprou diversas áreas de Ilha Grande, na praia da Pedra do Sal, o desmatamento de áreas de preservação e privação de direitos dos pescadores locais. 
Também foram apresentados os problemas na Lagoa da Prata, dragas no rio Parnaíba, impactos da criação de camarão, com os produtos prejudicando a qualidade da água, para o consumo e sobrevivência das comunidades próximas.
Durante o término da reunião, a secretária Rejane Dias se comprometeu agendar com o governador e reforçando o compromisso do cumprimento destas reivindicações. A secretária demonstrou sensibilidade ao caso e nas palavras dela para o movimento se juntar e pautar com o senador Elmano Ferrer este assunto para reuniões da bancada. 
Terminada a reunião, a representante da coordenação do Movimento dos Pescadores e Pescadoras do Piauí, Maria Celeste de Sousa afirmou que "Nós não estamos brincando em ser um movimento, nós somos movimento nacional e queremos respeito!".
Texto:Pádua Marques
 foto Camilo Gomes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...