quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Baleia Cachalote já chegou morta na Pedra do Sal.



Baleia.JPG

Os técnicos chegaram a essa conclusão após verificarem as várias marcas no corpo do animal de mordidas de tubarão charuto, que tem como característica alimentar-se de animais marinhos mortos.

Alexandra Costa, Bióloga do Instituto Ilha do Cajú, coordenou os trabalhos de verificação da possível causa da morte da baleia. Dois cortes em partes distintas foram feitos para se chegar ao intestino do animal buscando saber sua última alimentação, bem como, se era macho ou fêmea. Caso seja fêmea,os biólogos desejam ainda saber se a baleia estava em período reprodutivo.

A Cachalote é uma espécie cosmopolita (presente em todos os tipos de oceano) e, essa que encostou na orla parnaibana, media cerca de 11 metros, pesando entre 6 e 7 toneladas. Populares quebraram as mandíbulas do animal e levaram os dentes. Os urubus já haviam comido os olhos e a baleia estava em estado de putrefação, pois, segundo Alexandra, ela devia estar morta há cerca de 10 dias. O escritório do IBAMA em Parnaíba não possui equipe técnica para dissecagem de animais, apenas profissionais de fiscalização, cabendo ao órgão somente enterrar a baleia, precisando ainda de auxílio da prefeitura municipal com máquinas que viabilizem o serviço. Na mesma orla, pelo menos duas tartarugas também foram encontradas mortas, mas, segundo populares, encalharam com vida. Essa é a tecerira vez que uma baleia encosta já morta na Pedra do Sal.




Fotos: portalaz/Assis Daniel

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...