CARANGUEJO
Enquanto Ilha Grande se prepara para o festival do Caranguejo, de 13 a 15 de novembro, o governador Wellington Dias planeja a criação de um Fundo para Pesquisa do Caranguejo.
Fonte/ Blog do Vereador Edmar "O Sargento" às
Enquanto Ilha Grande se prepara para o festival do Caranguejo, de 13 a 15 de novembro, o governador Wellington Dias planeja a criação de um Fundo para Pesquisa do Caranguejo.
Fonte/ Blog do Vereador Edmar "O Sargento" às
Convido a tod@s para se fazerem presentes na Audiência Pública sobre Segurança.
Data: 31/10/2009
Horário: 16h
Local: Câmara Municipal de Ilha Grande
Blog do Vereador Edmar "O Sargento"
Alguns detalhes tem que ser explorados pelos guias de turismo. Nossa biodiversidade é particularmente um produto de excelente qualidade para ser vendido, o Dr. Fábio da PUC, em conversa informal nos garantiu que as raízes aéreas encontradas nos igarapés do Delta do Rio parnaíba, são com certeza as mais altas do mundo, não existindo nada igual por aí. Ou seja um detalhe que passa desapercebido, mas que se for bem usado pode ser o diferencial num passeio. Acompanhe nas fotos
:Entretanto o percentual de parnaibanos que não conhecem o Delta é grande demais, ou seja não valorizam o que têm
As escolas deveriam começar a promover visitas periódicas das crianças ao Delta.
Projeto de lei do executivo ao legislativo
Fica fixado o salário base do agente comunitário de saúde deste município em 85% do valor do incentivo financeiro repassado mensalmente,ao município,pelo ministério da saúde por agente comunitário de saúde.
O salário base fixado nesta lei tera sua vigência a partir de primeiro de setembro.
Requerimento do vereador Edmar
Quanto foi gasto na reforma da escola municipal João Batista Costa nos trabalhos realizados após a enchente de abril/maio de 2009?
Informar qual a empresa responsável pelo trabalho ,caso tenha havido licitação ou mesmo dispensa,solicita-se cópia da mesma.
Foi posto placa no local da obra?Qual a fonte dos recursos?
Fonte/Câmara municipal de Ilha Grande
Foto/GilsonAndrade.blogspot.com
Fonte/Câmara municipal de Ilha Grande
Requerimento apresentado pelo Vereador Camilo Aguiar
Que o município possa aproveitar as dependências da antiga assembléia de deus, pois esse imóvel municipal,para a implantação de centro profissionalizante para atendimento de jovens de Ilha Grande.
Requerimento do vereador Edmundo
Quanto a prefeitura pagou pela reforma do posto de saúde Eugênio Holanda?
Houve processo licitatório para efetivação da reforma?Se houve ou mesmo se for o caso de dispensa de licitação ,quem foi contratado para fazer a reforma?Apresentar nome com cpf ou cnpj,endereço,bem como cópia dos recebimento de pagamento e nota fiscal.
Se referida obra é de responsabilidade do governo municipal,ou mesmo de outra esfera,mas e efetivada por meio de dinheiro público,qual motivo não fora colocada placa de identificação da obra.
Requerimento da vereadora Leila
Fica instituida a obrigatoriedade de plotagem identificadora dos veículos automotores,constantes do patrimônio público municipal,bem como daqueles utilizados para prestação de serviços públicos,disponíveis à administração municipal ensejando assim, o uso obrigatório de logomarca identificadora em todo os vículos municipais.O não atendimento no disposto,artigo primeiro,os referidos veículos não poderão circular,enquanto não forem adequados a norma presente,sem justificação dos motivos que levaram ao não cumprimento da lei.
ESta lei entra em vigor 45 dias de sua publicação,revogadas as disposições em contrário.
Área Portadores de
Deficiência
SUPERVISOR PEDAGÓGICO 1 - 1
LETRAS/PORTUGUÊS 4 1
MATEMÁTICA 3 -
HISTÓRIA 3 -
GEOGRAFIA 2 -
LETRAS/INGLÊS 2 -
ARTE 2 -
BIOLOGIA 2 -
FÍSICA 1 -
QUÍMICA 1 -
FILOSOFIA 1 -
ENSINO RELIGIOSO 1 -
SOCIOLOGIA 1 -
LETRAS/ESPANHOL 1 -
EDUCAÇÃO FÍSICA 3 -
Requerimentos da vereadora Leila
Implantação de sinalização e redutores de velocidade na rua da Glória,adoção de medidas cabíveis e necessárias para a transformação da creche tia Adalgisa,para utilização plena da mesma como prestação de serviço.
Fonte e foto/GilsonAndrade.blogspot.com
Foi realizado audiencia pública que trata sobre a regularização fundiária da Pedra do Sal. A comunidade da Pedral compareceu em peso e teve seu manifesto apresentado pela Presidente da Associação dos Moradores. Representantes da OAB, SPU, IBAMA E ECOCITY BRASIL, também compareceram. O pleito é garantir os direitos de propriedade dos moradores da Pedra do Sal e localidades vizinhas, o que já havia sido acertado com a empresa proprietária das terras. O pedido da audiencia pública foi elaborado pelo vereador Ronaldo Prado.
Fonte e imagem Jorge Machado 180graus Parnaiba
No último dia 18, a escritora Rita de Cássia Amorim Andrade fez o lançamento no Porto das Barcas do livro PEDRA DO SAL – UM PESCADOR E SEUS AMORES.
Rita, fez da Pedra do Sal uma saga romantica que despertará nos leitores a tendencia terna e fraternal, no contexto humanístico que o momento requer.A realidade da comunidade praiana com seus hábitos e costumes que os amantes de uma boa leitura certamente aprovarão. Bela iniciativa, de parabéns a cidade de Parnaiba, que ganha uma boa menção para o futuro histórico de nossos valores.
Fonte e Imagem Jorge Machado 180graus Parnaiba
Na tarde de domingo dia 25 de outubro de 2009, 36 estudantes do 5º bloco do curso Bacharelado em Turismo da UFPI, realizaram aula de campo da disciplina Biodiversidade Brasileira e Ecoturismo.Esse é o momento da troca de saberes entre os diferentes profissionais e a comunidade.
Foto/Dora Rodrigues Fonte/Francinalda Rocha
Na tarde de domingo dia 25 de outubro de 2009, 36 estudantes do 5º bloco do curso Bacharelado em Turismo da UFPI, realizaram aula de campo da disciplina Biodiversidade Brasileira e Ecoturismo.Esse é o momento da troca de saberes entre os diferentes profissionais e a comunidade.
Foto/Dora Rodrigues Fonte/Francinalda Rocha
na Trilha Ecológica do município de Ilha Grande – PI, sob orientação das Professoras Francinalda Rocha (bióloga) e Maria do Socorro Barbosa (geógrafa) e condução na trilha por três integrantes da Associação dos Condutores de Turismo de Ilha Grande - PI (ILHA ECOTUR) e barqueiro Sr. Zé Paulino (retorno pelo rio Parnaíba).
Fonte/Francinalda Rocha Foto/Dora Rodrigues
A aula teve como objetivo compreender a relação entre natureza, sociedade e ecoturismo numa perspectiva conservacionista por meio da apreensão teórica e metodologicamente, do sentido da relação entre natureza e sociedade, na perspectiva do profissional do turismo, pela ótica da proteção e cuidado com a natureza; da reflexão sobre a importância das dimensões da conservação da biodiversidade nas práticas do ecoturismo; e da vivencia de ações do ecoturismo na trilha ecológica
Além dessa trilha ainda há outros roteiros interessantes para conhecer o município de Ilha Grande – PI. Procure conhecer mais a região
A Trilha Ecológica localizada no Bairro Tatus tem um percurso de 5 km podendo encontrar no caminho 3 dunas com diferentes tipos de vegetação, passando pela comunidade Cana Brava até a caída do Morro, próximo ao rio Parnaíba. A duração da caminhada se deu no tempo de 1h e 40 min, porque aconteciam paradas para observação e contemplação dos bens naturais. A idealização da trilha se deu pela Associação da ILHA ECOTUR.
Durante o percurso foi encontrada a seguinte fauna: carcará, curica e quero-quero; e flora: caju-nativo, murici-da-praia, carnaúba, bar-de-putá, urtiga, mulugu, mucunã. O passeio proporcionou a visualização de prática do ecoturismo na região, visto que a ILHA ECOTUR constantemente realiza essa trilha com ecoturistas nacionais e estrangeiros.
Como incentivo a troca de conhecimento, representante da Associação entregou para professora divulgar junto aos estudantes, um CD room contendo Manuais de Boas Práticas para uma aventura segura relacionada ao ecoturismo.
Os estudantes estiveram contemplando a beleza que os fazia sentir que estavam em uma região diferente. Havia interesse por cada detalhe da trilha em estudo e aproveitaram para registrar a emoção vista aos olhos por meio da fotografia. Ao finalizar a aula irão escrever um relatório relacionado a teoria estudada em sala com a prática do ecoturismo realizada na trilha ecológica. Como retorno aos condutores da região os estudantes enviarão um relatório da aula avaliando os pontos fortes, fracos e as sugestões na visão dos futuros turismólogos.
Fonte/Francinalda Rocha Foto/Dora rodrigues
Esse é o momento da troca de saberes entre os diferentes profissionais e a comunidade.
Essa ação da ILHA ECOTUR prova que poderá acontecer desenvolvimento a partir da comunidade com a contribuição da Universidade. Faltam investimentos pelo poder público para fortalecer mais esse trabalho realizado pelos jovens do município de Ilha Grande- PI e parceria formalizada entre as universidades presentes na área. Esse é momento de valorização dos jovens empresários da região. Apostemos e vamos investir nessa geração
Edição: José Wilson Fonte: Sebrae Foto/Orkut Carlos Antonio
Na avaliação do secretário municipal de Turismo de Ilha Grande, Marcelo Santos Silva, a estrutura da cidade está sendo preparada para o festival. São ações para tornar melhor a segurança, a limpeza e o acesso à cidade.
'Nosso objetivo é contratar um serviço de segurança para o festival, mas ainda estamos fazendo um levantamento de quantos profissionais de segurança vamos selecionar. Já a equipe de limpeza da prefeitura está mobilizada para tornar o festival ainda mais organizado, com a limpeza das ruas e da Praça Nossa Senhora da Conceição,onde vai acontecer todo o evento', informa Santos Silva.
Segundo o secretário, outro ponto importante são os acessos à Ilha Grande. Na primeira edição do festival foram registrados pontos de congestionamento e falta de estacionamento próximo à praça.
'O objetivo é deixar o acesso livre na estrada que liga Parnaíba a Ilha Grande e quem desejar sair do município pode retornar a Parnaíba pela estrada do Povoado Labino', explica o secretário
Outro ponto forte do evento é a mobilização da população e dos empreendedores de Ilha Grande.
'A realização do festival é algo irreversível, a população entendeu e abraçou o evento. Tanto a população quanto os empreendedores perceberam o sentido e a importância do festival para a cidade, sempre com foco na geração de negócios. Para isso capacitamos os empreendedores da região como o guia de condutores, em roteiros turísticos, em artesanato, em culinária', confirma o gerente do Escritório do Sebrae em Parnaíba, Élcio Lima Nunes
Outro ponto forte do evento é a mobilização da população e dos empreendedores de Ilha Grande.
'A realização do festival é algo irreversível, a população entendeu e abraçou o evento. Tanto a população quanto os empreendedores perceberam o sentido e a importância do festival para a cidade, sempre com foco na geração de negócios. Para isso capacitamos os empreendedores da região como o guia de condutores, em roteiros turísticos, em artesanato, em culinária', confirma o gerente do Escritório do Sebrae em Parnaíba, Élcio Lima Nunes
Edição: José Wilson Fonte: Renée Marie / Foto: Airton Porto / Ccom
Técnicos do Ibama, Ministério do Turismo, Secretaria de Turismo do Piauí (Setur), Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e Proteção e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) discutiram, nessa terça-feira (27), o Termo de Referência do Plano de Manejo da APA do Delta do Parnaíba.
Fonte/Edição: José Wilson Fonte: Renée Marie / Foto: Airton Porto / Ccom
O Termo de Referência é um roteiro ou descrição detalhada do que deve ser pesquisado e apresentado nos estudos ambientais no processo de licenciamento ambiental, com o objetivo de formar um ponto de vista técnico-científico sobre um determinado projeto ou atividade que seja realizada dentro da Área de Preservação
De acordo com o gestor do Prodetur - Setur, Adolfo Martins, o Plano de Manejo é um importante instrumento para manter o meio ambiente preservado na região do Delta, porque nele deve contar todas as exigências para que qualquer atividade seja realizada na região, que contemple desde o meio físico, biológico e os ecossistemas naturais.
“A partir desse instrumento aprovado, teremos um maior embasamento técnico e científico para a tomada de decisões de ações que afetam a Unidade, permitindo uma melhor gestão da Unidade de Conservação”, explica.
O Plano de Manejo da APA Delta é um convênio entre o Ministério do Turismo e o Ibama, em que ficaram assegurados recursos financeiros onde uma empresa e uma consultoria foram contratadas para formular o Plano, junto com as entidades
Resultado da segunda rodada da copa ilha grandense de futebol adulto amador 2009,realizado no campo do csr em Morros da Mariana dia 25 de outubro.
Ajax 2x2 Auto Esporte
Realização/ Liga Desportiva de Ilha Grande
Fonte/Liga Desportiva de Ilha Grande
Resultado da primeira rodada da copa ilha grandense de futebol adulto amador 2009,realizado no campo do ping-pong no bairro do Baixão dia 24 de outubro.
Botafogo 3x6 São Vicente
Realização/ Liga Desportiva de Ilha Grande
Fonte/Liga Desportiva de Ilha Grande
Resultado da primeira rodada da copa ilha grandense de futebol adulto amador 2009,realizado no campo do csr em Morros da Mariana dia 24 de outubro.
Piranhas 5x0 Flamengo
Realização/ Liga Desportiva de Ilha Grande
Fonte/Liga Desportiva de Ilha Grande
A verba virá de parte do ICMS cobrado na venda do crustáceo para outros Estados nordestinos, principalmente o Ceará.As negociações estão sendo realizadas entre as secretarias estaduais da Fazenda e de Turismo.
- “É uma idéia e um desejo do Governador Wellington Dias melhorar as condições de vida dos catadores do Delta do rio Parnaíba”, assegurou Antonio Neto, secretário de Fazenda.
As pesquisas serão realizadas em convênio com as Universides Estadual e Federal do Piauí: - "os cientistas piauienses vão poder contribuir para o setor, desde a gastronomia, o artesanato e até como exportar para outros países".
Fonte/Blog do Vereador Edmar "O Sargento"
Qinta-feira (15/10/2009) um grupo de universitários do Curso de Turismo da UESPI, estiveram na comunidade Saquinho, para aplicarem um questionário parte de uma pesquisa sobre o extrativismo na região do Delta.
A pesquisa visa fazer um estudo completo do potencial da produção nativa, englobando: a cata de caranguejo, o caju, a pesca artesanal, o pó da carnaúba, o marisco, etc.
O resultado do estudo será útil para a monitoração e melhor conhecimento da APA - Área de Proteção Ambiental da Reserva Extrativista do Cajuí.
Estivemos dia 08/10/2009, na comunidade Labino, visitando a Fábrica de Doce de Caju, um projeto comunitário, que tem como alvo principal a juventude daquela Comunidade.
Fonte/Blog do Vereador Edmar "O Sargento
O Projeto visa a geração de emprego e renda através da agregação de valor pelo beneficiamento do caju e da castanha, produzindo doce, suco, polpa, a extração e preparo da castanha e futuramente a produção de cajuína.
O grupo começou com a assessoria da Aliança Mandu, a Embrapa, a Care a cerca de 04 anos.
Através da minha intervenção junto a CONAB, estamos efetivando o Projeto Compra Direta na Comunidade.
Nesta reunião dia 08/10, onde estavam presentes representantes da CONAB, da Embrapa e este Vereador, tratamos dos detalhes para a implementação deste Projeto que irá alavancar a comercialização da produção local.
Mais de 2 mil produtores do país estiveram reunidos em Brasília
Marisqueiros, Catadores de Caranguejo, Manjubeiros, Pescadores Artesanais, Aquicultores etc...
Representantes, inclusive de nossa região: Maria Perpetuo (Associação dos Pescadores de Manjuba do Igaraçu), Luiza (Associação das Catadoras de Mariscos de Ilha Grande), Edmar (este vereador representando o Legislativo de Ilha Grande).
Dentre as principais propostas aprovadas está a que define para aposentadoria do Pescador Artesanal 55 anos para o homem e 50 para a mulher.
Nesta terça-feira, 27, o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Ilha Grande lançam o Festival do Caranguejo do município, num café da manhã para convidados e imprensa. O lançamento acontece na sede do Sebrae em Teresina, no quarto andar do prédio da instituição, localizado no centro da capital.
Fonte: Agênca Sebrae
Foto/GilsonAndrade.blogspot.com
O evento, que acontece de 13 a 15 de novembro, vai movimentar a gastronomia, o turismo, o artesanato e a cultura de Ilha Grande, cidade distante 326 quilômetros ao norte de Teresina.
“O Festival de Ilha Grande não prioriza somente o turismo naquela região, mas especialmente o extrativismo do caranguejo, principal fonte de renda do município, e o artesanato. O Sebrae e a prefeitura de Ilha Grande estão realizando uma série de consultorias para preparar a cidade para o evento. Tivemos a primeira edição em 2008 e acredito que mais turistas vão visitar o festival agora em novembro”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Gonçalves Nunes de Moraes.
Na programação em Ilha Grande estão um festival gastronômico à base da carne de caranguejo, feira de artesanato,escolha da Rainha do Festival do Caranguejo, regatas de canoas, passeios turísticos e shows com artistas regionais.
Regatas -No dia 15 de novembro vão acontecer as Regatas de Canoas de Ilha Grande. As inscrições encerraram-se e serão realizadas três modalidades: Vela a Mar; Vela a Rio, Canoa Remo Masculino e Canoa Remo Feminino.
Na modalidade Vela a Mar (vela com 15 metros de tecido), concorrerão quinze canoas. Já a modalidade Vela a Rio( vela com 10 metros de tecido ) também contará com outras quinze canoas. A terceira modalidade de regata é a Canoa a Remo, que terá dez canoas com tripulação masculina; e seis embarcações com tripulação feminina.
Sabores de Ilha Grande -O caranguejo, crustáceo extraído na região de Ilha Grande e que tem grande participação econômica e social no município.
Por conta dessa característica, desde a primeira edição do festival acontece um concurso gastronômico que vai escolher o melhor prato criado para o evento. A data do concurso ainda será definida pela organização do festival.
Mas antes o Sebrae realiza uma variedade de consultorias junto aos empreendedores e culinaristas da região para que tudo esteja dentro dos padrões. As consultorias começam amanhã, segunda-feira,dia 26
“Inicialmente vamos tratar da higiene e manipulação dos alimentos, na verdade é todo um serviço de segurança alimentar como o congelamento desses alimentos, o uso de uniforme,das luvas e toucas. Teremos também um momento para dar uma explicação sobre o caranguejo e suas características nutricionais”, explica a nutricionista e consultora do Sebrae em Parnaíba, Liana Carneiro.
Durante o período de consultorias, que terá cerca de três semanas, também será vista a elaboração de cardápios para o Festival do Caranguejo.
Shows - Durante todas as noites do Festival de Ilha Grande haverão shows gratuitos na Praça Nossa Senhora da Conceição, centro do município. Mastruz com Leite, Banda Bali e Banda Libanos estão entre as principais atrações musicais do evento.
A construção civil está acabando com os carnaubais e por consequencia co o artesato da palha. A tronco da carnaúba vale R$ 20,00, ou seja basta serrar e arrumar quem compre. Mas ninguem se habilita a reflorestar as áreas devastadas. Além de agredir o meio ambiente, estão acabando com a fonte de renda dos nativos. Aos responsáveis nosso alerta, desenvolvimento se consegue com a inclusão do homem no meio sem promover a devastação.
As carnaubas são derrubadas para fazer vigas para a construção civil e cercas para divisão de sitios e fazendas, sem que ninguém se preocupe em coordenar uma reposição florestal.
A integração do homem ao meio acontece pelas condições e necessidades de sobrevivencia. Desenvolvimento autosustentável é quando tudo acontece em perfeito equilíbrio. Não é o que se vê no Barro Vermelho. Ali, as famílias unidas têm que se virar como podem. Com os restos da palha fabricam manualmente vasouras. TodosInclusive as crianças. O artesanato da palha é o único sustento. O menor V. (foto) com apenas 9 anos fabrica 23 vassouras por dia. Vende a 10 ou 15 centavos cada. Os demais pequenos vivem no meio deste pó que certamente vai provocar doenças respiratórias um dia
A integração do homem ao meio acontece pelas condições e necessidades de sobrevivencia. Desenvolvimento autosustentável é quando tudo acontece em perfeito equilíbrio. Não é o que se vê no Barro Vermelho. Ali, as famílias unidas têm que se virar como podem. Com os restos da palha fabricam manualmente vasouras. TodosInclusive as crianças. O artesanato da palha é o único sustento. O menor V. (foto) com apenas 9 anos fabrica 23 vassouras por dia. Vende a 10 ou 15 centavos cada. Os demais pequenos vivem no meio deste pó que certamente vai provocar doenças respiratórias um dia
De certa forma é compreensível que defendam as tradições locais, mas ao ponto de espantar os turistas e investidores, com medo que estes venham tomar conta dos espaços?
Xenofobia é ainda usado em um sentido amplo (amplamente usado mas muito debatido) referindo-se a qualquer forma de preconceito, racial, grupal (de grupos minoritários) ou cultural. Apesar de amplamente aceito, este significado gera confusões, associando xenofobia a preconceitos, levando a crer que qualquer preconceito é uma fobia. (extraido do dicionário).
Os donos de empreendimentosx turísticos tem que policiar seus funcionários para que estes fatos não se repitam, já que esta imensidão de delta tem que gerar resultados positivos.
Fonte/Jorge Machado 180graus Parnaiba
É brincadeira não. Com fome ninguem respeita nada. Nem o defeso do camarão, lagosta seja o que for. O povo com fome ataca os macacos, os guarás e as garças, não respeita nada!
Fonte/Jorge Machado 180 graus Parnaiba
Chegou até nós a denuncia de que por falta trabalho e alimento, os moradores das Ilhas do delta estariam matando os guarás, macacos e a fauna da região, para sobreviver. Muito estranho já que o Ibama que diz preservar esta região deixa acontecer uma ação como esta. Atenção, estão devolvendo projetos turísticos que geram emprego e ocupação, alegando devastação, enquanto que os nativos têm que sobreviver com o que embeleza esta área.
Fonte/Jorge Machado 180 graus Parnaiba
Era 22 de outubro,há aproximadamentente 130 anos que através de Decreto Imperial a área de praia desde o rio Timonha a Barra de Canárias(MA) tornava se piauiense!!!
Grande parte da área tem sido tratada como particular por algumas" famílias-grileiras" que enriqueceram no escuro.
Legalmente édo povo piauiense!!!.
Salve,22 de outubro!!!
Antônia da Costa Silva
Brasileira,Piauiense,cidadã