quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Colônia de Pescadores Z - 7: Semana do Peixe valorizando o pescado e o pescador

Fonte/Francinalda Rocha ProParnaiba/Fotos FRancnalda Rocha
semana_peixe1_300x225.JPG

Aconteceu a mais bela festa de comemoração da semana do Peixe na Colônia de Pescadores Z – 7 no município de Ilha Grande –PI, no dia 13 de setembro de 2009 em que é realizado em todo o Piauí de 01 a 15 de setembro 2009 .

A festa foi antecedida com uma expedição de barco dia 11/09/09 para filmagem de como os pescadores realizam suas atividades cotidianamente.

Para comemoração da semana do Peixe em Ilha Grande foi realizada uma expedição de barco na área de pesca em Ilha Grande – PI com a participação do Superintendente da Aqüicultura e Pesca do Piauí Marcos Vinicius Matos de Freitas, Diretoria da Colônia de Pescadores Z- 7 presidente João Batista Alves, Secretário Francisco de Assis e tesoureiro Francisco das Chagas Gomes e do vereador Edmar Pereira dos Santos. O objetivo dessa viagem foi para verificar a realidade do ambiente do trabalhador de pescado no município, além de fazer uma filmagem com o pescador, marisqueiras, catador de caranguejo e de camarão para apresentar como esta atividade é desenvolvida no município e que será levado a Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca em Brasília no período de 30/09 a 02/10/09 onde serão levados dois representantes de Ilha Grande – PI para se unir aos outro 57 delegados do estado do Piauí.

Com a presença do Superintendente da Aqüicultura e Pesca do Piauí Marcos Vinicius Matos de Freitas, os integrantes da Colônia Z-7 de Ilha Grande, dos vereadores Edmundo, Edmar e Gregório (representou a Prefeita) e do Grupo Operativo Ecológico – NOÉ, Associação dos pescadores de Manjuba, associação das hospedarias familiares de Ilha Grande, colonizados e outros convidados aconteceu a festa do peixe. Na ocasião foram apresentados vídeos e fotos do dia -a- dia do pescador, distribuição de cartilha educativa sobre o pescado, palestras sobre o cuidados com o meio ambiente de trabalho do pescador com a professora Francinalda Rocha e sobre a importância nutricional do peixe com a nutricionista Izelda. A frase de ordem do dia foi COMA PEIXE QUE SÓ FAZ BEM.

Comer peixe é saudável e saboroso e o seu consumo regular traz efeitos benéficos à saúde, pois é fonte de aminoácidos essenciais que ajudam a formar as proteínas necessárias para o crescimento e a manutenção do corpo e também são fontes importantes de ferro, vitamina B12 , cálcio e gorduras essenciais fundamentais ao bom funcionamento do corpo. Vários tipos de pescado são fontes de ômega 3, que é encontrado principalmente em peixe do mar, este elemento ajuda a diminuir o risco de doenças do coração, de alguns tipos de câncer e contribui no tratamento de doenças inflamatórias. Consumir peixe também é bom para prevenir e controlar a obesidade.

De acordo com a nutricionista Izelda evite caprichar no tempero na hora de preparar o peixe, pois quanto mais natural, mais saudável fica.

Após as apresentações foi servido o almoço para todos os presentes para a degustação dos pratos com os frutos do mar e pescados da região. A alimentação ficou por conta do restaurante Raiquitutes e das associações que colaboraram trazendo pratos feitos com o que trabalha. Foi saboreado peixe grelhado, cozido com caju, empanado e ao molho de camarão, creme de camarão, lasanha de camarão, marisco com arroz, farofa de marisco, creme de marisco, espetinho de manjuba, frito de manjuba e torta de caranguejo.

Esta semana representou para o pescador valorização da sua profissão e incentivo para o consumo do peixe.

TODO PESCADO O BRASIL TEM. COMO PESCADO, QUE PESCADO FAZ BEM.

ENQUETE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Você costuma a comer peixe com qual freqüência?

( ) Não consumo

( ) Somente algumas vezes no ano

( ) uma vez por semana

( ) duas ou mais vezes por semana

NOTA: Para uma alimentação mais saudável o Ministério da Saúde recomenda o consumo de duas porções de peixe por semana e o consumo de peixe uma a três vezes por mês já é suficiente para apresentar resultados positivos.

CONVITE!

Será realizado dia 21/09/09 na Câmara dos Vereadores em Ilha Grande –PI, as 8h a oficina de institucionalidade territorial e preparação da oficina de fortalecimento da governança da atividade de aqüicultura e pesca. PARTICIPEM

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...