segunda-feira, 8 de abril de 2024

Você já ouviu falar do Museu do Mar? Mergulhe em uma experiência única

Você já ouviu falar do Museu do Mar? Mergulhe em uma experiência única

 Mergulhe em uma experiência única | Museu do Mar

Preservação de memórias, fauna, flora e cultura. O Museu do Mar do Delta é um verdadeiro mergulho sobre a história de uma das maravilhas do Piauí e do Brasil: o Delta do Parnaíba, que fica localizado entre os estados piauiense e Maranhão, sendo um dos maiores em mar aberto das Américas. Se você busca por um local único e encantador para visitar, este é o lugar certo!

 Localização: A sede está situada em um antigo galpão portuário datado do século XIX, integrado ao Complexo Arquitetônico do Porto das Barcas, localizado no Centro Histórico da cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. O Museu possui o formato triangular que representa o Delta. 

🐋O que você vai encontrar? Para garantir uma experiência especial, o museu conta com três salas temáticas: Homem do Delta- que retrata o estilo de vida das comunidades ribeirinhas; Natureza do Delta- exposição destaca a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, com réplicas em tamanho real de uma Baleia Cachalote, um Peixe-boi e um Boto cinza, além das praias e da fauna e flora locais; e por fim, Navegando no Delta– nesta parte há um passeio por embarcações em tamanho real. 

Salas temáticas./Foto: Jéssica Dayane/Portal Meio Norte. Salas temáticas./Foto: Jéssica Dayane/Portal Meio Norte. 

🖼️ Atrativos: Como uma forma de fomento ao turismo, o museu possui duas galerias de artes visuais para exposições; o Teatro Benjamim Santos, onde o público pode apreciar cinema, espetáculos e outras atividades; o Parque Ruínas, com antigas ruínas preservadas; exposições; oficinas; aulas; danças; entre outros.

“Muitas são as histórias do delta, e aqui estão reunidas algumas”, frase exposta no Parque Ruínas. 

Salas temáticas./Foto: Jéssica Dayane/Portal Meio Norte.Salas temáticas./Foto: Jéssica Dayane/Portal Meio Norte.

Objetivo: Documentar e comunicar o legado material e imaterial da região, por meio da educação museal, ambiental e não-formal, propondo um espaço democrático de diálogo com as comunidades. Sendo um polo de fomento à cultura, arte, lazer e turismo valorizando a identidade cultural dos povos e do meio ambiente do Delta do Parnaíba”, aponta o Museu no próprio site: https://www.museudomarphb.com.br/ .

Salas temáticas./Foto: Jéssica Dayane/Portal Meio Norte

Salas temáticas./Foto: Jéssica Dayane/Portal Meio Norte

(Jéssica Daiany)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...