segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Farol da Pedra do Sal

 O Farol da Pedra do Sal é um farol localizado em Parnaíba, cerca de 10 km a sudeste da foz principal do Rio Parnaíba, localizado no estado do Piauí, no Brasil.

Farol de Pedra do Sal
Este farol é de propriedade da Marinha do Brasil e é administrado pelo Centro de Sinalização Náutica e Reparos Almirante Moraes Rego (CAMR) dentro da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN).

História

O primeiro farol entrou em funcionamento em 4 de março de 1873 na praia da Pedra do Sal, na Ilha Grande de Santa Isabel no Delta do Rio Parnaíba. Era uma torre de metal octogonal branco metro de altura, equipada com um dispositivo dióptrico de 4ª ordem, que emitia uma luz fixa com alcance máximo de 18 quilômetros. Foi o primeiro farol do pequeno litoral do estado do Piauí (66 km) a melhorar a navegação costeira. Foi desativado em 1919 quando foi construído um farol automático na Ponta das Canárias, a quase dez quilômetros de distância.

Em 1923, a pedido dos pescadores locais, uma nova lâmpada movida a acetileno foi reinstalada no topo da antiga torre. Cinco anos depois, a torre metálica foi cercada por um revestimento de alvenaria. O farol da Ponta das Canárias, por sua vez, foi desativado.

Farol da Praia da Pedra do Sal em Parnaíba (Foto: Jornal da Parnaíba)
Em 21 de junho de 1973, foi inaugurado o novo farol da Ponta das Canárias, e o alcance da Pedra do Sal foi temporariamente reduzido para 9 km. Pouco antes de sua eletrificação, em 1987, retomou seu alcance original de 18 km. A 15 metros acima do nível do mar, ele emite um flash branco a cada 6 segundos.

Leia também:

Edição:  Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...