1 - Panfleto do Plebiscito sobre a Emancipação Ilha Grandense 12/12/1994. (Arquivo da Paroquia de Nossa Senhora da Conceição).
|
A partir deste dia em diante o pequeno povoado tomará rumo próprio com resultado da luta de emancipação de metade da maior ilha do único Delta em Mar aberto das Américas. Seu território é dividido com sua cidade “Mãe”, e tendo sua praia tomada pela mesma, abraçada por brancas dunas e salpicada de emblemáticos carnaubais. Então nasce Ilha Grande do Piauí, cidade cheia de mitos e histórias.
Você já se perguntou como se deu esse processo e como ele interviu na vida de toda população Ilha Grandense?
2 - Movimento Pró Emancipação de 1993. (Arquivo pessoal Magno Brito). |
Ilha Grande do Piauí é uma cidade que tem história sim! E vamos faze-la emergir. O intuito do Carta Ilha Grandense é trazer informação e principalmente questionamentos sobre a história da nossa cidade. Há muito o que contar! E em breve teremos a publicação do nosso primeiro texto de uma série de três, sobre os movimentos emancipatórios da nossa cidade.
Hoje queremos parabenizar nossa cidade que teve sempre uma alma independente, muita coisa mudou e temos a certeza que muito há de se caminhar!
Parabéns Ilha Grande do Piauí o verdadeiro Portal do Delta!
Carta Ilha Grandense -
Carta Ilha Grandense -
Nenhum comentário:
Postar um comentário