sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Ilha Grande entre os 25 municípios vulneráveis a desastres naturais

Mapeamento tenta reduzir danos em casos de desastres; Quase todos são na região nortes do estado do Piauí.
Municípios piauiense sujeitos a inundações
O Piauí tem 25 municípios que fazem parte da lista de vulneráveis a desastres naturais. Os dados foram disponibilizados ontem pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) após mapeamento realizado em todo país. Ao todo, mais de mil municípios brasileiros foram incluídos nessa lista.

Entre os municípios piauienses estão Teresina, Barras, Campo Maior, Esperantina, Parnaíba,Piracuruca, Luzilândia, Buriti dos Lopes, Miguel Alves, Ilha GrandeCocal, Castelo do Piauí, Alto Longá, Cajueiro da Praia, São José do Divino, Caxingó, Batalha, Uruçuí, Boqueirão do Piauí, Porto, Palmeirais, União, Floriano, Santa Cruz dos Milagres e Matias Olímpio.

Esses municípios estão mais vulneráveis a chuvas, inundações, enchentes, enxurradas, desmoronamento, por exemplo. O mapeamento foi feito baseado nos danos às comunidades e também no número de registros de acidentes envolvendo catástrofes naturais.

A ideia do mapeamento é antecipar as medidas que possam vim a ser adotadas pelo Poder Público no sentido de reduzir possíveis danos, sobretudo porque o Governo Federal anunciou que pretende ampliar os investimentos em pelo menos 821 municípios vulneráveis até o final do próximo ano.

A classificação dos prioritários foi a partir de análise dados existentes nos arquivos da Secretaria Nacional de Defesa Civil, órgão responsável pela contabilização dos casos e também pelo auxílio emergencial e definitivo dado nos municípios que sofrem com os desastres naturais.

Da redação do Jornal da Parnaíba | Por Mayara Martins

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...