Blecaute em 10 municípios piauienses dura 16 horas; 300 mil pessoas ficam sem luz
Um defeito técnico na linha de transmissão - que interliga a subestação da Chesf, em Piripiri, à subestação da Eletrobras Distribuição Piauí, no litoral do Estado - ocasionou um blecaute em 10 municípios da região Norte do Piauí.
Cerca de 300 mil pessoas ficaram sem energia elétrica por 16 horas. Além de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Caxingó, Caraúbas, Cocal, Cocal dos Alves e Bom Princípio, a cidade maranhense de São Bernardo também foi atingida pelo apagão.
O litoral piauiense foi a região mais afetada pelo apagão. Segundo relatos, a falta de energia iniciou às 23h57 de quarta-feira, dia 1°. Apenas às 15h45 desta quinta (2), o fornecimento de energia foi restabelecido. Milhares de pessoas reclamaram pela demora na resolução do problema.
Pelo Twitter (rede mundial de microblog), o promotor de Justiça Criminal de Parnaíba, Rodrigo Roppi, relatou que todas as audiências programadas na cidade foram adiadas.
"Sem energia, Parnaíba parou. Enorme prejuízo para os processos. Esse tipo de dano a Eletrobras não indeniza. (...) Isso é um abuso e descaso com a população", comentou.
O apagão também atingiu ao aeroporto de Parnaíba. Voos foram cancelados. O vice-governador Zé Filho (PMDB) não pode chegar à abertura do ano legislativo, ocorrido nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa do Piauí.
A pane causou prejuízos ao comércio, escolas e serviços essenciais. Hospitais e as bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficaram sem condições de prestar atendimentos. Nos municípios atingidos pelo blecaute, os comerciantes amargaram prejuízos.
A falta de energia elétrica impossibilitou o acesso aos registros de compras, vendas com cartão de crédito e refrigeração de alimentos. As operadoras de telefonia móvel Claro e Vivo também ficaram fora de área durante o apagão no litoral piauiense.
Segundo a Eletrobras, a demora para o retorno da energia aconteceu devido "a avaria de difícil percepção no Km 125, em local inacessível aos veículos das equipes de manutenção da linha de transmissão de 138 kV". A assessoria da companhia afirmou que desde o início do problema, equipes monitoraram toda a região.
Cinco intervenções, com a realização de cinco testes, no intuito de retomar o fornecimento de energia, chegaram a ser realizadas, mas sem sucesso. "Equipes de manutenção realizaram uma varredura completa ao longo da linha em duas frentes de trabalho, uma no sentido de Parnaíba para Piripiri e outra de Piripiri para Parnaíba", informou a Eletrobras através de sua assessoria.
Além do apagão de 16 horas, os moradores da região Norte do Piauí, principalmente no litoral, relatam que as quedas de energia são frequentes. A Eletrobras relatou que as obras de duplicação do circuito em 138 kV de Piripiri para Parnaíba serão concluídas em junho deste ano.
Josiel Martins/portalodia
Nenhum comentário:
Postar um comentário