Foz do Rio Igaraçu no Delta do Parnaíba |
Rota das Emoções tem como foco os estrangeiros. Roteiro integrado com três estados do Nordeste investe no mercado externo.
Atrair a atenção do turista estrangeiro com a possibilidade de conhecer as dunas de areia dos Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) e a praia de Jericoacoara (CE).
Vivenciar experiências é um dos fatores de sucesso do roteiro integrado Rota das Emoções. A estratégia de sucesso foi apresentada na 39ª edição do Congresso Brasileiro das Agências de Viagens e Feira das Américas (Abav 2011), que termina nesta sexta-feira (21), na capital.
Rio Igaraçu em sua corrida para o mar no Delta do Parnaíba |
O percurso foi criado pelo Sebrae em 2005 por meio de uma parceria das instituições no Maranhão, Piauí e Ceará.
Hoje inclui visitas às comunidades rurais, centros de artesanato e casas de farinha, com acompanhamento do processo de beneficiamento da mandioca.
Participação em feiras e visitas técnicas de profissionais estrangeiros são algumas das ações adotadas deste outubro do ano passado para inserir o roteiro no mercado internacional. A estratégia, que começou pela Argentina, já inclui outros países como Alemanha, Portugal e Espanha.
A pousada Encantos do Nordeste, em Barreirinhas (MA), começou a atividade três anos antes da estruturação do projeto com apenas sete chalés. A gerente de Hospedagem, Mariana Santos, diz que a consolidação do roteiro fez diferença. Com o aumento do fluxo de turistas a partir de 2005, a pousada ganhou mais 13 chalés e finalizou a construção de outros cinco, totalizando 80 leitos. “Os estrangeiros têm aparecido mais e acho que esse número ainda pode aumentar bastante com a divulgação no exterior”, avalia Mariana.
“O roteiro está sendo bem avaliado pelos operadores estrangeiros. Rota das Emoções é um excelente produto e já ultrapassou todas as metas, como aumento dos dias de permanência do turista, maior ocupação da rede hoteleira na baixa estação e redução da informalidade”, comemora a gestora do projeto do Sebrae no Maranhão, Danielle Carmelo de Abreu.
“O roteiro está sendo bem avaliado pelos operadores estrangeiros. Rota das Emoções é um excelente produto e já ultrapassou todas as metas, como aumento dos dias de permanência do turista, maior ocupação da rede hoteleira na baixa estação e redução da informalidade”, comemora a gestora do projeto do Sebrae no Maranhão, Danielle Carmelo de Abreu.
Por Regina Mamede/Sebrae
Fotos: Edilson Moraes Brito para o Jornal da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário