A originalidade e a qualidade da renda e do bordado piauiense serão destaque em coleção do Projeto Talentos do Brasil, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA. O objetivo do projeto é fortalecer a produção artesanal de grupos rurais, através da troca de experiências e da valorização da identidade cultural e da produção, de forma a gerar emprego e renda nas diversas regiões do país.
O estilista mineiro Renato Loureiro chega ao Piauí na próxima semana para auxiliar as bordadeiras da Associação Lili Escórcio, de Buriti dos Lopes; e as rendeiras da Associação Delta do Parnaíba, de Ilha Grande; na criação da coleção. Loureiro é destaque no cenário da moda, sendo reconhecido pela valorização dos elementos do artesanato regional em seus produtos. O estilista ficará no Piauí até o dia 23 deste mês, acompanhado de sua assistente Natália Assis.
Ao todo serão produzidas trinta peças, sendo quinze de cada grupo artesanal. De Ilha Grande, a coleção vai receber produtos com a renda de bilro; e de Buriti dos Lopes, o forte serão as peças em ponto cruz.
“A coleção terá o tema Flores. As peças – camisetas, saias e vestidos – serão criadas com detalhes que remeterão à flora da região. A consultoria do estilista Renato Loureiro contribuirá para que esse produtos tenham maior valor agregado, com técnicas de design diferenciadas, e qualidade superior”, explica a gestora do Projeto de Artesanato do Litoral Piauiense do Sebrae no Piauí, Lúcia Carneiro.
De acordo com Lúcia, os dois grupos do Piauí foram selecionados para esta etapa do Talentos do Brasil, em que apenas quinze grupos foram contemplados em doze Estados do país. “Isso mostra a qualidade do nosso artesanato. A coordenadora do Talentos do Brasil, Patrícia Mendes, esteve no Piauí, e ficou encantada com a renda de bilro e com os bordados em ponto cruz produzidos aqui”, destaca.
As peças criadas sob a consultoria do estilista Renato Loureiro serão apresentadas no Minas Trend, evento de negócios que acontecerá de 25 a 29 deste mês, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A coleção também irá para evento em Paris em 2012.
“É uma grande oportunidade para divulgar o nosso artesanato para o Brasil e para o mundo e um incentivo para que os artesãos façam sempre mais e melhor, garantindo mais renda para suas famílias”, acrescenta Lúcia.
O Projeto Talentos do Brasil tem a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, do Programa Texbrasil, executado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, Abit, e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil; e apoio da Agência de Cooperação Alemã, GTZ; da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, Asbraer; e do Ministério do Turismo.
Fonte/Sebrae
Nenhum comentário:
Postar um comentário