domingo, 30 de agosto de 2009

Baleia encalha em Bitupitá

Postado em 24 de agosto de 2009 às 10:42 em Ceará, Ecologia e Meio Ambiente






baleiaencalha

baleia2

Aconteceu no fim de semana em Bitupitá, que fica no Litoral Norte do Ceará, a cerca de 500 quilòmetros de Fortaleza. Uma baleia encalhou naquela banda do Estado, não resistiu.

ATUALIZAÇÃO – (10h45min) – PALAVRA TÉCNICA

Sobre esse fato, recebemos, nesta manhã de segunda-feira, a seguinte mensagem: “Sou membro da equipe de resgate da Aquasis, uma ONG cearense responsável pelo atendimento a encalhes de mamíferos marinhos no Ceará há 15 anos.

Essa baleia trata-se de uma jubarte, de 10m de comprimento, que encalhou viva em Bitupitá no dia 21/08. Nossa equipe se deslocou ao local imediatamente após o chamado de resgate, onde permaneceu monitorando o animal durante o tempo todo. Infelizmente, durante a madrugada a baleia veio a óbito, à 1h20.

Assim que o dia amanheceu, começaram os procedimentos de exame macroscópico para coleta do maior número de informações possível que pudessem ajudar a elucidar a causa do encalhe e/ou óbito. E a foto postada na reportagem foi tirada durante esse procedimento. Vale ressaltar que foi realizado por equipe especializada. Todo material coletado será destinado única e exclusivamente para pesquisa.

O consumo de mamíferos marinhos é proibido por lei. A carcaça do animal foi devidamente enterrada no local, e nenhum morador teve acesso a sua carne para consumí-la ou fazer qualquer outro tipo de uso.

Obrigada.
Thaís Moura Campos

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...