Postado em 24 de agosto de 2009 às 10:42 em Ceará, Ecologia e Meio Ambiente
Aconteceu no fim de semana em Bitupitá, que fica no Litoral Norte do Ceará, a cerca de 500 quilòmetros de Fortaleza. Uma baleia encalhou naquela banda do Estado, não resistiu.
ATUALIZAÇÃO – (10h45min) – PALAVRA TÉCNICA
Sobre esse fato, recebemos, nesta manhã de segunda-feira, a seguinte mensagem: “Sou membro da equipe de resgate da Aquasis, uma ONG cearense responsável pelo atendimento a encalhes de mamíferos marinhos no Ceará há 15 anos.
Essa baleia trata-se de uma jubarte, de 10m de comprimento, que encalhou viva em Bitupitá no dia 21/08. Nossa equipe se deslocou ao local imediatamente após o chamado de resgate, onde permaneceu monitorando o animal durante o tempo todo. Infelizmente, durante a madrugada a baleia veio a óbito, à 1h20.
Assim que o dia amanheceu, começaram os procedimentos de exame macroscópico para coleta do maior número de informações possível que pudessem ajudar a elucidar a causa do encalhe e/ou óbito. E a foto postada na reportagem foi tirada durante esse procedimento. Vale ressaltar que foi realizado por equipe especializada. Todo material coletado será destinado única e exclusivamente para pesquisa.
O consumo de mamíferos marinhos é proibido por lei. A carcaça do animal foi devidamente enterrada no local, e nenhum morador teve acesso a sua carne para consumí-la ou fazer qualquer outro tipo de uso.
Obrigada.
Thaís Moura Campos