![]() |
O diretor do DER, Leo Sobral, explicou em entrevista ao Notícia da Manhã que a proposta das intervenções é oferecer aos piauienses e turistas uma alternativa de trajeto mais curto, seguro e com menos trânsito pesado, como o de caminhões. As rotas são caminhos alternativos à tradicional BR-343, que costuma registrar maior movimentação e congestionamentos em épocas de alta temporada.
Segundo Sobral, as rodovias estaduais que compõem a Rota do Paraíso e receberam os investimentos são a PI-309 e a PI-301. Já na Rota do Norte, as melhorias foram realizadas na PI-113 e na PI-110.
“Barra Grande é uma praia que, na verdade, é um paraíso, por isso o nome Rota do Paraíso. Está sendo bastante visitada pelos piauienses, pelos brasileiros e até pelos estrangeiros. É por isso que criamos duas rotas alternativas. Tem a Rota do Norte, que passa por José de Freitas, Cabeceiras, Barras, Batalha e já sai lá em Piracuruca. Também temos a Rota do Paraíso, que, após a cidade de Piracuruca, você dobra à direita e segue em direção a Cocal, e de Cocal já vai até a BR-402”, explicou o diretor.
Sobral destacou ainda que a recomendação pelo uso das rotas estaduais se deve ao fato de que as vias passaram por recuperação recente e estão em boas condições de tráfego, o que pode reduzir o tempo de viagem.
“Por que indicamos essa alternativa, ir para o litoral através das rodovias estaduais? Porque estão, como a gente costuma dizer, ‘só o ouro’. Foram totalmente recuperadas e também muito bem sinalizadas. Você economiza tempo porque são 330 km mais ou menos saindo daqui de Teresina até Barra Grande. Não tem trânsito ainda muito pesado, com muitos caminhões. As estradas são seguras, as faixas de domínio das PIs estão bem preservadas, o acostamento foi feito agora recentemente, alargamos um pouco essa pista e por isso indicamos. Porque além de ser mais curta a distância, você economiza tempo já que não tem aquele tráfego intenso nessas duas rotas”, reforçou.
O diretor do DER também ressaltou a importância dos investimentos para o turismo e para a segurança viária.
“São investimentos aqui no Norte do estado para podermos melhorar o tráfego, garantir mais mobilidade à população, segurança acima de tudo e também fomentar o nosso turismo no litoral. Muitos teresinenses gostam de viajar para o litoral nas férias de julho, de janeiro, e é por isso que focamos nessas rotas, para garantir uma viagem segura a todos”, completou.
Blog do Pessoa: Viagem ao litoral do Piauí fica mais rápida com rotas alternativas; veja quais
Nenhum comentário:
Postar um comentário