Nesta quinta-feira (18) foi realizada, na Câmara municipal de Ilha Grande, a solenidade de formatura de conclusão de cursos nas categorias de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM) e também a entrega das carteiras náuticas.
O curso teve a formação de 30 de marinheiros habilitados e aptos à navegação. O curso foi ministrado pela Capitania dos Portos do Piauí, em parceria com a Prefeitura de Ilha Grande e Colônia de Pescadores.
O Capitão de Fragata Dante, Capitão dos Portos do Estado do Piauí, falou que um dos pilares da Capitania dos Portos é a segurança da navegação e tem como metas realizarem sempre cursos de qualificação e formação para os profissionais marítimos e pescadores.
“Esse curso especificamente visa a formação de marinheiros auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas. É importante que eles se formem e se qualifiquem pela Capitania porque eles terão grandes incentivadores que vão conseguir disseminar a mentalidade marítima e com mente voltada para segurança da navegação”, falou o Comandante Dante.
Emerson Galeno de Souza, 20 anos, que concluiu o curso, falou que foi de extrema importância a sua participação. “Eu vi no curso uma oportunidade a mais para minha formação. Agradeço meus instrutores Sargento Celso Lima, Sargento Ribeiro, Sargento Hilário e também ao Comandante Dante, por todos os ensinamentos”, relatou .
Enfatizou ainda a necessidade de se extinguir a chamada “cultura de risco”, que se caracteriza por assumir riscos desnecessários com a crença de que acidentes nunca vão acontecer. “Apesar de conhecerem os rios e mares, essas pessoas não estão livres de acidentes, por isso a Capitania lembra os navegadores sobre a importância de cumprirem as normas de segurança e possuírem todos os itens de salvatagem”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário