Nesse último final de semana, a equipe do Pesca Solidária, Projeto que possui patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, esteve nos municípios de Cajueiro da Praia (PI) e Chaval (CE) para realizar a confraternização “Pescando Saberes”. Os encontros reuniram cerca de 70 pessoas entre pescadores artesanais e demais membros das comunidades.
Os técnicos do Projeto, juntamente com os pescadores, se reuniram nos pontos de desembarque onde são realizadas as pesquisas do Projeto: porto do Mosquito em Chaval e porto do Cajueiro de Baixo, localizado em Cajueiro da Praia. Além destes, o porto da praia da Itam também é acompanhado pelos pesquisadores.
A programação contou com dinâmicas de apresentação dos pescadores, conversas sobre as pesquisas realizadas no estuário do Timonha e Ubatuba, na divisa dos Estados do Piauí e Ceará, sorteio de material de pesca e ainda distribuição de kits promocionais do Projeto.
“O encontro foi promovido como forma de agradecimento aos pescadores que colaboram com o Pesca Solidária, que envolve o monitoramento do desembarque nos portos citados, estudo da reprodução dos peixes, qualidade da água, pesquisa com aves, caranguejo, peixe-boi marinho, entre outros. Além de apresentarmos qual a importância do projeto e da participação da comunidade, foi também um momento para que a comunidade pudesse ser ouvida, com seus questionamentos e sugestões para a melhoria do trabalho”, disse a bióloga Kesley Paiva.
Em frente à fogueira, pescadores contaram suas histórias vividas nas águas da região e comeram assado de peixes capturados pelos pescadores e carnes às margens do mar e do rio Ubatuba. O projeto Pesca Solidária agradece a todos que se fizeram presentes, em especial aos pescadores, seus ensinamentos e colaboração com a pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário