Na ocasião, marisqueiras da comunidade Canto Comprido/Coroa Grande em Cajueiro da Praia/PI visitaram a Associação de Catadores de Marisco de Ilha Grande/PI e puderam trocar experiências sobre como coletam, manipulam e processam o marisco.
Durante o encontro de construção do Mapa da Pesca de Canto Comprido, realizado em novembro, as marisqueiras daquela comunidade conheceram o trabalho da Associação de Catadores de Marisco de Ilha Grande (ACMIG) através de um vídeo documentário. Devido ao modo diferente de trabalharem o marisco, as catadoras de Canto Comprido lançaram a ideia de visitarem o município vizinho para trocar experiências e aprendizagem.
Dessa forma, no dia 11 de dezembro, elas conseguiram realizar a visita. Saíram do Porto dos Tatus, em direção à Ilha do Bananal, no Delta do Parnaíba, local de catação de marisco da ACMIG. Participaram da atividade 7 comunitários do Canto Comprido/Coroa Grande, 4 técnicos do Pesca Solidária, 1 convidada, e 6 marisqueiras da ACMIG.
Durante o dia, o grupo catou e processou o marisco. O processamento foi realizado em etapas: fervura do marisco em latões, a peneira do marisco e a retirada do excesso de “cascas”; após ele é armazenado em baldes que serão colocados em sacos de 1 kg e congelados.
Ao final da atividade, todos estavam bastante cansados, porém felizes, pelo dia de aprendizado, e já discutiam uma próxima atividade: uma catação no Canto Comprido, no Igarapé da Muriçoca.
Ascom Pesca Solidária
Nenhum comentário:
Postar um comentário