Durante sessão realizada ontem (23), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) manteve a condenação ao deputado federal Marcelo Castro (PMDB), pré-candidato ao governo do Estado, por propaganda extemporânea. Marcelo deverá pagar uma multa no valor de R$ 25 mil.
A penalidade já havia sido aplicada pelo juiz auxiliar da propaganda Antônio Lopes de Oliveira, em representação ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Apesar do recurso apresentado pelo deputado, o TRE-PI considerou propaganda eleitoral antecipada uma entrevista concedida a um canal de TV no dia 29 de janeiro de 2014, na qual o deputado Marcelo Castro afirma que é pré-candidato de um grupo encabeçado por vários partidos.
Para o Tribunal, essa entrevista teve finalidade desvirtuada, na medida em que dá conhecimento geral, ainda que de forma dissimulada, da futura candidatura do deputado Marcelo Castro ao Governo do Estado, bem como divulga ações políticas e razões que levam a inferir ser ele o candidato mais apto para aquela função pública.
Para a fixação do valor da multa, o TRE considerou o fato de a veiculação ocorrer na televisão, veículo de grande e fácil acesso dos eleitores e de forte potencialidade de divulgação, além da propaganda eleitoral antecipada e também da veiculação ter sido realizada em programa de notória popularidade.
180graus
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.