O projeto tem por objetivo contribuir para o resgate, salvaguarda e divulgação da cultura e memória da comunidade Pedra do Sal, no município de Parnaíba, PI. Planeja-se a produção de uma cartilha que conterá as histórias relatadas pelos participantes do projeto, residentes na referida comunidade.
O evento foi ambientalizado de acordo com as rodas griô, onde enquanto uma fogueira queimava, histórias eram contadas pelos presentes. Na ocasião, também foram cantadas músicas folclóricas e regionais ao som de tambor e triângulo.
Durante os pronunciamentos, o Superintendente de Cultura, Helder Souza, contou o processo de escolha e efetivação da aprovação do projeto, além de sua importância para o enriquecimento da cultura local. Houve oportunidades para que pessoas da comunidade pudessem contar histórias locais, como forma de mostrar o processo de execução das atividades que serão feitas. O projeto foi apresentado oficialmente também nesse formato e em seguida exibido um vídeo que mostrava fotografias dos encontros já realizados.
“A iniciativa da execução desse projeto é uma maneira de resgatar as riquíssimas histórias antigas da Pedra do Sal, retratando o modo de vida antigo; e uma forma da instituição estar inserida mais próxima da comunidade”, relatou Liliana Souza, técnica da CIA.
Ao final do encontro, foi servido um coffee break, à maneira em que os lanches são oferecidos ao final de cada roda griô, logo que a fogueira vai chegando ao seu fim.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário