Segundo a bióloga Kesley Paiva, o projeto vem contribuir com dados científicos sobre esses animais. “A área de estudo está inserida em quatro Unidades de Conservação (UC’s), sendo três municipais e uma federal. O município de Camocim (CE) possui três Áreas de Proteção Ambiental (APA’s): APA da Praia de Maceió, APA de Tatajuba e APA das Dunas da Ilha da Testa Branca. Os municípios de Cajueiro da Praia (PI) e Barroquinha (CE) estão inseridos na APA Delta do Parnaíba”, disse Kesley.
A bióloga Liliana Souza, explica que nesta área não há dados sobre quelônios marinhos ou são escassos e que as informações obtidas também poderão orientar no desenvolvimento de estratégias de conservação das espécies registradas, bem como auxiliar na elaboração de planos de manejo destas áreas de proteção.
“Em pouco tempo de atividade já registramos dois golfinhos e cerca de 25 tartarugas marinhas mortos em estado de decomposição, mas esse índice pode ser maior. Neste ano iremos percorrer também outras áreas, onde poderemos localizar mais animais encalhados”, conta Liliana.
Ainda de acordo com Kesley, durante o monitoramento pelas praias, moradores e turistas se aproximam para acompanhar o trabalho de medição das carcaças de tartarugas e comentam observar animais mortos em diversas praias do litoral. “Isto também é observado por pescadores da região, que assim como turistas, estão sensibilizados, pois percebem a diminuição destes animais em seu habitat natural”, disse Kesley.
Apenas nesta semana, foram localizados dois cetáceos na costa do Piauí e Ceará, sendo uma cachalote-anão (Kogia simus) na praia do Arrombado, em Luis Correia-PI e uma baleia cachalote adulta (Physeter macrocephalus) de aproximadamente 16 metros. A cachalote-anã encalhou viva nesta quinta-feira (02) e foi reintroduzida pelo Corpo de Bombeiros e turistas, porém encalhou morto no dia seguinte. Em relação a baleia adulta, populares comentaram que esta chegou à praia viva no último dia 01 e logo veio a óbito.
Cachalote-anã (Kogia simus) encalhado vivo na praia do Arrombado, Luis Correia-Piauí. Foto cedidas por banhistas (propoarnaiba.com)
Cachalote-anã (Kogia simus) sendo reintroduzido por bannhistas. Foto cedidas por banhistas (propoarnaiba.com).
Encalhe da baleia cachalote macho na praia das Curimãs, Barroquinha-Ceará.
Fonte/Comissaoilhaativa.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário