O treinamento teve por objetivo proporcionar conhecimentos sobre a biologia, medicina e estratégias de conservação de mamíferos marinhos ocorrentes no Ceará, bem como e capacitar equipes que possam auxiliar nas atividades de resgate, reabilitação e necropsia destes animais.
Durante esse período os membros participaram de atividades teóricas, com apresentação dos programas e projetos desenvolvidos pela AQUASIS, biologia de mamíferos marinhos, minicurso com a temática “Sirênios” e a palestra “Pesquisa e conservação do boto-cinza no Ceará”.
Para as atividades práticas, a equipe participou da simulação de resgate de cetáceos, onde foram repassados todos os procedimentos necessários para o atendimento destes animais em quando encalhados.
A equipe acompanhou ainda alguns procedimentos de manejo de um filhote de peixe-boi marinho em reabilitação no Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos – CRMM e participou do monitoramento de praia junto aos técnicos da AQUASIS, com resgate de encalhes de peixe-boi marinho, golfinho-de-dentes-rugosos, boto-cinza e tartarugas marinhas.
Segundo Elane Marques, técnica da CIA, o treinamento foi de grande importância, uma vez que os conhecimentos adquiridos poderão ser aplicados em ocorrências de encalhes de mamíferos aquáticos no litoral oeste do Ceará e Piauí.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br
Fonte/comissaoilhaativa.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário