Uma reportagem com o título publicada no blog Sabe Tudo Ilha Grande – A quem pertence o Delta do Parnaíba? – tenta passar a imagem de que o araiosense estaria sendo ingrato com os parnaibanos sobre a forma como vem sendo explorado o Delta do Parnaíba em território araiosense, que eles se apossaram dele há muito tempo, por conta da omissão dos administradores daqui, que nunca se interessaram pela região que é riquíssima em belezas naturais e frutos do mar.
O papel estampado nessa trama é muito parecido com o que ocorreu nos tempos do Brasil Colônia, quando os europeus portugueses vieram aqui não para implantar (criar) uma nova nação e sim levar nosso ouro, nossa prata e a vida dos nativos (índios) os donos do lugar.
As ações são tão voltadas para os interesses dos piauienses que muitos acreditam que o Delta do Parnaíba tem o nome devido a cidade de Parnaíba e não o contrário como de fato é. Antes da cidade de Parnaíba já existiu o Rio com esse nome. Sobre o assunto fiz o seguinte comentário aceito e publicado no blog como você pode conferir lendo aqui a matéria completa. O Delta do Parnaíba é quase todo no Maranhão, mas só no mapa geográfico. Infelizmente, a sua grandiosa riqueza não tem servido praticamente de nada para os interesses dos maranhenses de Araioses, onde se localiza sua maior parte.
Sobre a postagem: A quem pertence o Delta do Parnaíba?
Antes de qualquer coisa o Delta pertence ao Planeta Terra, porém geograficamente ele se localiza em território dos estados do Maranhão e do Piauí. A maior parte (cerca de 70%) e mais rica em belezas naturais, está em território maranhense, sendo que a parte do Maranhão é quase toda no município de Araioses.
Eu, pessoalmente, nunca joguei a culpa nos piauienses de Parnaíba pela exploração de nosso patrimônio. Nunca fiz críticas a essa gente amiga e vizinha pelo fato de nosso território ter ao longo das décadas proporcionada a eles riquezas que do lado daí não seria possível.
Sempre critiquei – e isso me tem custado caro – a postura dos governantes de minha terra (Araioses) que nunca se preocuparam em aproveitar a nossa riqueza natural através de uma política de desenvolvimento sustentável, onde o turismo ecológico e a pesca, entre outras atividades, pudessem servir de alavanca para tirar nosso povo da condição de pobreza em que vive.
Também nunca gostei e tenho tornado isso público através dos veículos de comunicação que tenho acesso, que me irrita ver a parte do Delta do Maranhão ser vendido como se fosse território piauiense. É como se alguém fizesse uma música que vai para o topo das paradas de sucesso e depois ver que o seu nome não consta como autor da composição.
Quantas vezes já vi em publicações do Piauí e até de fora colocarem coisas de Araioses como se fossem do Piauí? O caranguejo que Parnaíba exporta para Fortaleza e outras cidades do Brasil não são vendidos como sendo do Piauí? Quantos turistas – milhares com certeza – desembarcaram em Paraíba, visitaram o Delta do lado Maranhão e foram embora achando que nunca saíram do Piauí?
Certa vez vi uma postagem num blog de Parnaiba onde mostrava toneladas de caranguejo sendo desembarcada no Porto dos Tatus – Ilha Grande de Santa Isabel (PI), como sendo caranguejo do Piauí. Mandei um e-mail para o mentiroso que, nunca foi publicado, dizendo a ele que para aquele caranguejo ser do Piauí, ele teria que ter sido embaçado em Luis Corrêa (PI), navegando pelo Oceano Atlântico em direção do Maranhão, ter entrado na Baia de Canárias – Araioses (MA) e de lá seguido para o Porto dos Tatus. Fato esse nunca ocorrido na história dos dois estados.
Concordo que devemos marchar unidos, pois os dois povos têm muito que apreender em termos de parcerias que proporcione o desenvolvimento justo e sustentável para todos. Nós dependemos muito de Parnaíba em termos de educação e saúde. Porém Parnaíba também depende muito de nós. Nossos produtos, como leite, pó de carnaúba, castanha de caju, farinha, milho, feijão, caranguejos, peixes e animais entre outros são contrabandeados para Parnaíba e não deixa renda para nós. Contribui sim para riqueza de uns poucos daí e para aumentar o PIB de vocês.
Grande parte do comércio de Parnaíba fecha as portas se os araiosenses deixar de fazer compras nele. Ainda não tenho em mãos nenhum estudo sobre quem perde e quem ganha com essa vizinhança. Mas se querem que eu adiante alguma coisa afirmo com certeza absoluta: nós estamos num prejuízo danado e já perdemos e muito até agora!
Nosso prejuízo é incalculável e como já disse delego essa situação injusta aos administradores araiosenses que sempre pensaram em sim e esqueceram que o povo – o verdadeiro dono dos dinheiros públicos – dever ser tratado com dignidade e respeito.
Mas como diz o dito popular: “que tudo de tem começo tem fim” acredito que doravante as coisas do povo de Araioses serão tratadas com muita dignidade e respeito, pois temos um novo governo, o de Valéria do Manin, que é de gente do povo, que gosta do povo e que gosta do cheiro do povo.
O povo araiosense, como o parnaibano merecem o que de melhor possa lhe oferecer a Natureza, de preferência de forma igualitária.
Daby Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário