quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Seminário no Porto das Barcas discutirá problemas do lixo no Piauí
Praia da Pedra do Sal em Parnaíba - PI

Será realizado no dia 10 de dezembro na sede da Associação Comercial de Parnaíba, no Porto das Barcas, seminário para criação do Consórcio de Resíduos sólidos que será instalado em Parnaíba englobando 11 municípios.

No Piauí, os Consórcios Prioritários acontecem em dois territórios: Planície Litorânea e Cocais. No primeiro, 11 municípios serão beneficiados (Parnaíba, Luís Correa, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes e Murici Portelas, Cocal, Cocal dos Alves, Bom Princípio, Caraúbas do Piauí e Caxingó). No segundo, esse número aumenta para 22.

Cada brasileiro que viva até os 70 anos vai produzir 25 toneladas de detritos. No entanto, o problema é que, de todo esse lixo, menos de 5% é reciclado. Resultado: mais problemas. Resolver a questão do lixo não é tarefa fácil. O mundo sofre com isso e o Piauí não é diferente. O aumento da demanda pelos produtos industrializados pelas populações nos municípios piauienses vem ampliando os problemas ambientais.

Poluição do ar, do solo e da água, através da contaminação dos esgotos e do lixo urbano, são alguns exemplos. Diante da preocupação, nos próximos dias a temática ganha destaque. Nos dias 10 e 15 deste mês, em parnaíba e Teresina, respectivamente, diversas atividades relacionadas ao tema serão desenvolvidas. Através da Política Estadual de Resíduos Sólidos: Consórcios Públicos, o Piauí tenta avançar e minimizar os efeitos do lixo no Estado. Em parnaíba, as atividades acontecem no Auditório da Associação Comercial de parnaíba, no Porto das Barcas.

Já na capital, o evento acontece na Associação Piauiense de Municípios (APPM). Avelar Damasceno, coordenador do Convênio de Resíduos Sólidos MMA/SRHU da Secretaria das Cidades, explica que a maioria dos municípios do Estado não faz coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos (lixo). “Isso contribui para a formação dos lixões a céu aberto. Um problema sério que preocupa”, disse.

Segundo ele, os Consórcios Públicos surgem como uma forma de solução, de modo colegiado; um novo arranjo institucional para a gestão, como instrumento de planejamento regional para a solução do problema comum: lixões a céu aberto. “Os municípios são os beneficiados de forma mais direta pelos consórcios; esta nova forma de apresentação - o consórcio público municipal - para a realização de serviços comuns entre os municípios ou mesmo de forma conjunta com a União e estados. O seminário será um instrumento que terá um ganho de eficiência na gestão e execução das políticas públicas - resíduos sólidos urbanos - e possibilitará aos municípios a doação de um modelo de gerenciamento interado e participativo”, explicou.

Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...