segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mutirão contra a dengue em Teresina vai até 2011

Cerca de 80 comunidades teresinenses estão passando por um mutirão de limpeza que visa eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O trabalho será intensificado pela Prefeitura de Teresina a partir desta terça-feira, 7, até o início de janeiro de 2011, por meio de parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), abrangendo, principalmente os bairros com maior infestação do inseto.Durante esta semana, até sexta-feira, 10, as equipes de limpeza das SDUs Centro-Norte farão mutirão nos bairros Poti Velho e Mafrense (dia 7), São Joaquim e Matadouro (dia 9), Acarape e Matinha (dia 10). As equipes de limpeza da SDU Sul percorrerão os bairros Vermelha e São Pedro (dia 7), Cristo Rei e Cidade Nova (dia 8), Três Andares e Macaúba (dia 9), além de Nossa Senhora das Graças e Monte Castelo (dia 10).
Já a SDU Leste está deslocando as equipes de mutirão aos bairros Planalto Ininga (dia 7), Ininga (dia 9) e Horto Florestal (dia 10). Equipes da SDU Sudeste percorrem, desde esta segunda-feira, dia 6, os bairros da região do Colorado. De 8 a 11, o mutirão de limpeza se concentra na região das comunidades do Parque Ideal.
Equipes da Estratégia Saúde da Família da FMS se antecipam aos mutirões visitando as famílias dos bairros alvos da operação, divulgando os dias de recolhimento do lixo. Os agentes de saúde explicam que somente devem ser colocados para o mutirão os detritos que podem ser acondicionados nos sacos de lixo distribuídos pelas equipes. Os moradores recebem das equipes panfletos informativos e dicas sobre prevenção da dengue.
De acordo com o presidente da FMS, Pedro Leopoldino, a preocupação da Prefeitura é com o período chuvoso que se aproxima, época em que há maior eclosão dos ovos do mosquito transmissor da dengue no contato com as águas, dando origem à larva, que imediatamente passa para a fase de pupa até chegar a inseto adulto, ciclo que dura somente oito dias.
“Por isso, a importância do recolhimento de todo material que possa servir de criadouro, pois até mesmo uma tampinha de garrafa pode se transformar numa arma em potencial desse mosquito, que tem uma capacidade de reprodução espantosa”, revela Leopoldino.
Levantamento
Até o último dia 30 de novembro, a Prefeitura havia notificado 2.662 casos de dengue em 2010, mas 278 foram descartados, com 2.384 confirmados. O maior número de casos é do tipo clássico, com mais de 2.300 ocorrências. Foram registrados 41 casos com complicações, 19 do tipo hemorrágico e quatro mortes este ano.
A coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, Amariles Borba, afirma que a maior arma contra a dengue é a atitude. Cada pessoa, segundo ela, tem que se preocupar com a limpeza do ambiente em que vive. “Cada um de nós é responsável pela sua saúde”, conclui.
Edição:  Kedna Alves  | Fonte:  fms

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...