Plano discute projeto de desenvolvimento sustentável da Planície Litorânea |
Municípios da Planície Litorânea |
A Secretaria do Planejamento (Seplan) e a Secretaria do Turismo (Setur) representam o Governo do Piauí no grupo de planejamento e metas coordenadas pelo Ministério da Integração Nacional, que tem a finalidade de elaborar um plano de desenvolvimento regional em bases sustentáveis para regiões dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão. Trata-se do Plano Meio-Norte. No Piauí, estão contemplados os Territórios Planície Litorânea e dos Cocais, totalizando 33 municípios. O grupo de trabalho é formado por representantes de ministérios, órgãos federais e secretarias estaduais.
As regiões envolvidas são classificadas pelo Ministério da Integração Nacional como áreas de baixa renda. Por outro lado, apresentam um imenso potencial turístico, que hoje é conhecido como Rota das Emoções e engloba os Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara.
Para desenvolver essas regiões através do turismo e outras atividades, como exploração vegetal e animal, o grupo de trabalho instituído por decreto da Presidência da República está traçando planos de sustentabilidade para o Meio-Norte.
Entre as ações propostas estão a de planejamento e gestão territorial e ambiental, condições de infraestrutura para o desenvolvimento, fomento e atividades produtivas sustentáveis, inclusão social e cidadania. Nesse sentido já foram realizadas seis audiências públicas.
Entre os investimentos do Governo do Piauí inseridos no Plano Meio-Norte estão o da construção do Aeroporto de Parnaíba e outras obras no litoral norte do Piauí.
Para a superintendente de Planejamento Participativo da Seplan, Amália Almeida, não basta incrementar apenas o turismo da região, é necessário também o desenvolvimento de políticas públicas que ofereçam qualidades para investimentos no setor. “Só vamos conseguir esses planos se tivermos infraestrutura para impulsionar o turismo do Meio-Norte, para isso é necessário investimentos em todos os setores, aí é que todos os ministérios e órgãos dos governos federal e estadual entram no projeto”, disse Amália.
No dia 12 de novembro, deste ano, será realizado o seminário Cadeias Produtivas: Cenários Meio-Norte 2030, em Piripiri, na Região Norte do Estado. O objetivo é promover o debate e o desenvolvimento econômico em um plano horizonte de 20 anos, e a partir do debate estabelecer políticas estratégicas para explorar as potencialidades do Meio-Norte do Brasil.
Deverão participar do Encontro, dirigentes de entidades empresariais, sindicatos de trabalhadores, associações produtivas, instituições de ensino, organizações sociais e públicas em todas as esferas políticas. “Precisamos que esses grupos levem propostas e projetos para serem discutidos no seminário, é muito importante a participação de todos para podermos em conjunto com os outros dois estados formular um plano de desenvolvimento e sustentabilidade para a Região”, finalizou a superintendente da Seplan, Amália Almeida.
Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Josué Nogueira/Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário