Começa pela Argentina, a série de ações estratégicas do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, nos Estados do Piauí Ceará e Maranhão para tornar a Rota das Emoções – Jeri-Delta-Lençóis, um produto competitivo no mercado internacional. A iniciativa conta com o apoio da Empresa Brasileira de Turismo, Embratur; e do Comitê Visite o Brasil.
“A Rota das Emoções foi eleita em 2009, pelo Ministério do Turismo, como o melhor roteiro turístico do Brasil. Isso demonstra todo o potencial dos destinos que fazem parte desse projeto. O grande desafio agora é atrair mais turistas para a Rota. A divulgação desse roteiro na Argentina deve contribuir para que esse destino passe a fazer parte dos lugares mais procurados para se visitar no mundo”, declara o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rocha.
O foco do trabalho da equipe técnica do roteiro para o biênio 2009/2010 é atingir os mercados da Argentina, Portugal, Itália, Espanha e Alemanha. Esses países foram selecionados por apresentarem um potencial de compra elevado para o tipo de produto turístico que a Rota das Emoções oferece. “A estratégia de conquista dessa fatia de mercado será feita com base em ações de relacionamento com as principais operadoras de cada um dos países escolhidos e de acordo com o perfil para a venda da Rota das Emoções”, destaca o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos.
Em Buenos Aires a equipe da Rota participará da Feira Internacional de Turismo da América Latina, FIT, o maior evento de turismo do continente latino americano. A feira começa no próximo sábado (30) e vai até o dia 02 de novembro. O objetivo da ação, além de tornar o roteiro integrado mais competitivo no mercado internacional, é propiciar uma vivência de grande significado ao cliente alvo, dentro dos princípios da sustentabilidade.
O grupo é composto de representantes do Sebrae e empresários do setor turístico. Estarão no evento os gestores da Rota das Emoções nos Estados do Maranhão, Danielle Abreu, e do Ceará, José Wellington Grangeiro Filho; o gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos; a consultora Karin Goidanich; e os empresários Karina Câmara, da Natur Turismo, e Marcos Fontelles, da Eco Adventure Tour, ambos de Parnaíba (PI); Liana Oliveira, da Giltur Turismo, e Virlene Sandoval, da Tropical Adventure, de Barreirinhas (MA); e Paula Guerra, do Hotel Surfing Jeri, e Ricardo Borges, da Pousada Jeribá, de Jericoacoara (CE).
MISSÃO ARGENTINA
O trabalho do Sebrae nesta primeira ação é conhecer as operadoras e eleger aquelas que serão levadas à Rota das Emoções para uma Visita de Reconhecimento, que já está agendada no plano de ação para o mercado internacional. A Embaixada do Brasil na Argentina indicou uma lista de operadores para serem selecionadas pela missão da Rota.
Entre outras ações que estão sendo planejadas para o período em que o grupo estiver na Argentina, estão a realização de uma entrevista coletiva na Embaixada do Brasil, a participação da equipe técnica da Rota em workshop que acontece no dia 03 de novembro, quando o roteiro será apresentado para o Comitê Brasil, e visita à FIT.
A missão do Sebrae vem recebendo o apoio e a orientação da Embratur. Ao Comitê Visite o Brasil na Argentina coube o agendamento de entrevistas, que serão concedidas dentro do estande do Brasil na FIT, pelos empresários e técnicos da Rota das Emoções. Esse primeiro contato contribuirá para a seleção das empresas que serão convidadas para a Viagem de Reconhecimento da Rota das Emoções.
O Comitê Visite o Brasil na Argentina cuidará da organização da viagem dos operadores à Rota das Emoções, prevista para o primeiro semestre de 2011. E o Sebrae será responsável pela estadia e agenda dos empresários no roteiro. Na pauta da visita estão encontros de negócios, visitas nos principais atrativos e em alguns estabelecimentos.
Após a Viagem de Reconhecimento será organizado o seminário de vendas, em conjunto com os operadores que participaram da visita. A ideia, aqui, é detalhar os pacotes que serão oferecidos pelos operadores argentinos aos seus fornecedores. Este seminário terá a participação dos empresários da Rota que foram capacitados pelo Sebrae para a realização de seminários de venda.
NA BAGAGEM
Para conquistar esse novo nicho de mercado, a equipe técnica da Rota das Emoções preparou tudo nos mínimos detalhes. O material promocional do roteiro integrado foi traduzido para inglês e espanhol, focando o público direto e a cadeia de comercialização, e o conteúdo do site está disponibilizado também nos idiomas francês, italiano e alemão.
Também foi realizada uma pesquisa sobre o comportamento de compra do mercado internacional, com base na qual foram selecionados os países foco dessas ações de conquista do estrangeiro. No caso da Argentina, por exemplo, a pesquisa mostrou que o mercado daquele país está interessado em produtos que ofereçam grande diversidade e experiências que poderão ser vivenciadas numa mesma viagem.
A partir dessa preparação é que começou a ser articulada a participação de empresários em eventos internacionais de interesse da Rota das Emoções. A estratégia para conquista do mercado internacional inclui ainda realização de ações de promoção junto às operadoras internacionais e agências de viagens interessadas na Rota, além de relacionamento contínuo com a imprensa internacional.
PRÓXIMOS PASSOS
A etapa seguinte à missão em Buenos Aires será a identificação das operadoras que vendem a Rota das Emoções no mercado europeu. “Com o objetivo de potencializar as vendas, serão priorizadas, nesta etapa, as operadoras que vendem a Rota, mas não a conhecem”, explica a consultora de Roteirização, Karin Goidanich. O levantamento das empresas será feito pelos Escritórios Brasileiros de Turismo na Alemanha, Portugal, Espanha e Itália com base em informações enviadas pelos técnicos da Rota.
A exemplo da FIT, em Buenos Aires, a ação da Rota no mercado europeu prevê participação nos maiores eventos de turismo daquele continente em 2011: a Fitur, em Madri, de 19 a 23 de fevereiro; a Bit na Itália, de 17 a 20 de fevereiro; a Btl, em Lisboa, de 23 a 27 de fevereiro; e a ITB, em Berlim, de 9 a 13 de março.
Dentro desses eventos, a ação se completa com o Workshop da Rota das Emoções, ocasião em que os empresários capacitados pelo Sebrae mostrarão o roteiro integrado às operadoras participantes das feiras, dentro dos estandes do Brasil. E antes de cada evento os empresários da Rota e técnicos da Embratur visitarão as operadoras selecionadas para convidá-las para a Viagem de Reconhecimento da Rota das Emoções, assim como acontecerá na Argentina.
Depois de conquistar o Brasil e de ser reconhecida pelo Ministério do Turismo como o melhor destino nacional, a Rota das Emoções – Jeri-Delta-Lençóis, vai alçar vôos mais amplos. É o Sebrae trabalhando para que o mundo possa redescobrir o Brasil pelo viés da emoção.
Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Andrea Oliveira / ASN - Agência Sebrae
Nenhum comentário:
Postar um comentário