O ninho eclodiu pela manhã com um número total de 71 ovos, destes 26 foram introduzidos na água. Este foi o ultimo ninho monitorado durante essa temporada de desova de reprodução de tartarugas marinhas nesta praia em 2010. As atividades de monitoramento foram realizadas com o apoio do colaborador Amaral, pescador local, que assumiu com compromisso fazer parte das atividades de pesquisas. egundo os biólogos, existem mais ninhos sendo monitorados na praia da Pedra do Sal em Parnaíba.
As atividades de monitoramento realizadas pelo grupo Tartarugas do Delta confirmam a presença desta espécie no litoral piauiense desde 2007. Estas informações valorizam ainda mais o litoral piauiense, no que diz respeito às belezas naturais, todavia, fica o pedido do Grupo Tartarugas do Delta para que seja refletido sobre as propostas de uso e ocupação da orla, de forma desordenada e sem planejamento.
"Vamos construir com responsabilidade e respeito à fauna local", solicita Werlanne Santana. O grupo recebe apoio da Fundação O Boticário.
A espécie tartaruga de couro, Dermochelys coriacea, tem um ciclo de nidificação de 2 a 3 anos. As fêmeas geralmente fazem 4 a 5 posturas em cada estação reprodutiva (menos frequentemente 6 ou 7), com intervalos de 10 dias, depositando 60 a 120 ovos de cada vez. A incubação varia entre 50 e 78 dias e está relacionada com a temperatura e a umidade do local. Em ambientes quentes e secos o período de incubação é mais curto e as taxas de sobrevivência são menores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário