Juscelino da Luz previu tsunami no litoral do Piauí
Dentre as previsões do Prof. Jucelino Nóbrega da Luz consta uma que trata do tsunami que atingirá o litoral do Piauí.
O litoral nordestino, em especial o trecho que fica acima do estado da Paraíba, pode ser atingido por um tsunami. O alerta é do pesquisador paraibano Paulo Roberto Rosa, especialista em riscos geológicos da Universidade Federal da Paraíba.
Veja a previsão do Prof. Juceslino Nóbrega da Luz:
2013 – De 01 a 25 de Novembro – Nas Ilhas Canárias uma Tsunami de 150 metros matará milhares de pessoas. Esta onda gigante sairá das Ilhas Canárias chegará ao litoral do Brasil em um período de 6 a 8 horas após a sua formação. A onda chegará à nossa costa com altura entre 40 e 50 metros entrando de 20 a 30 km terra adentro. A água atingirá o Nordeste e chegara até a divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais. A região Nordeste será atingida e parcialmente destruída.
Litoral do Piauí será um dos mais castigados com o tsunami
Em entrevista ao Jornal do Comércio, o pesquisador Paulo Roberto Rosa revelou que caso se concretize a erupção do vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, prevista pelo cientista Steven Ward, da Universidade da Califórnia, ondas gigantes podem chegar ao Brasil. O vulcão entrou em atividade pela última vez no século 18, e as erupções obedecem a ciclos de aproximadamente 250 anos.
O pesquisador João Adauto de Souza Neto, coordenador do curso de Geologia da Universidade Federal de Pernambuco, alerta às defesas civis dos estados que podem ser atingidos - Ceará, Piauí, Maranhão e litoral norte do Rio Grande do Norte - para que estejam preparadas para informar a população em tempo hábil. “Temos que ter um serviço de informações eficiente para a população. O tempo de antecedência com que se conhece um fenômeno é o principal fator. O serviço de informações poderia ser ao estilo do meteorológico. Isso é o que ocorre em outros países do mundo”, justifica.
Para João Adauto, a defesa civil deve informar à população, o mais rapidamente possível, a possibilidade de erupção iminente nas Ilhas Canárias. “Para isso, precisa passar a acompanhar a atividade desse vulcão, a partir do contato com os pesquisadores que o monitoram.”
Quanto mais rápido for conhecida a iminência de uma erupção, diz o geólogo, melhor. Rápido, nesse caso, são dias ou horas. “A população do Nordeste que habita as áreas costeiras de relevo mais baixo deveria se deslocar para áreas mais elevadas das cidades litorâneas ou do interior. O recomendado é que fiquem em altitudes superiores às alturas das ondas do mar.”Antes de alcançar Fernando de Noronha, a onda gigante atingiria os Estados do Ceará, Piauí, Maranhão e litoral norte do Rio Grande do Norte. “Paraíba está mais susceptível que Pernambuco”, acredita Paulo Rosa. A onda viajará, prevê João Adauto, numa circunferência crescente e em todas as direções, seguindo para a costa leste dos Estados Unidos e Canadá, Caribe, México e América do Sul.
Antes de mais nada, eu quero saber quais foram as outras previsões desse Juscelino Nóbrega da Luz que deram certo. "Prever" após o acontecido tem um monte de gente fazendo. Agora se as previsões estiverem documentadas e confirmadas,tudo bem: é o caso da gente se preocupar... Caso contrário, é puro alarmismo e terrorismo de internet (como tem aos montes) e uma brutal sacanagem, para tirar a paz de espírito das pessoas.
ResponderExcluireu não vou dizer nem sim nem não vai que ele e um noé na vida
ResponderExcluir