O governador Wellington Dias prestigiou, nesta quinta-feira (11), em solenidade na sede da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), o lançamento do programa Internet para Todos, uma parceria do Governo Federal, através do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC) com os municípios piauienses, que possibilitará a implantação de internet banda larga em 128 cidades do estado.
O evento contou com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, além de autoridades políticas do estado, como a vice-governadora Margarete Coelho, o senador Ciro Nogueira, o deputado federal Júlio César, o prefeito de Teresina Firmino Filho; o deputado estadual Themístocles Filho e o presidente da APPM, Gil Carlos.
O programa Internet para Todos tem por objetivo levar internet de alta qualidade para 40 mil cidades em todo o país, onde o acesso à rede mundial de computadores ainda é precário.
Para Wellington Dias, o acesso à banda larga de alta qualidade aos municípios piauiense é uma revolução e ferramenta essencial para o desenvolvimento econômico e social do Piauí. “A implantação desse projeto é de suma importância para o desenvolvimento econômico e social no estado, porque vai possibilitar o desenvolvimento de ferramentas de telemedicina, com processos cirúrgicos podendo ser realizados à distância; telesegurança e teleducação, possibilitando ainda mais o desenvolvimento educacional da rede pública no Piauí”, comemora o governador.
“Esse é um programa muito importante para o desenvolvimento social e inclusão do povo do Piauí, dando acesso à alta tecnologia e acesso à internet de qualidade. Com isso, pretendemos desenvolver áreas como a educação e colocar o estado em um patamar de desenvolvimento”, comenta o deputado federal, Júlio César.
Na oportunidade, o governador assinou um termo de cooperação com o Ministério da Ciência e Tecnologia para acompanhar e dar suporte à implantação do programa nos municípios.
A distribuição da internet será realizada por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que está em órbita terrestre desde maio do ano passado. O Satélite recebeu investimentos de R$ 2,7 bilhões e é uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa.
“O Satélite é de extrema importância para o desenvolvimento tecnológico brasileiro. O primeiro dedicado a comunicações militares exclusivamente brasileiro. 30% de sua capacidade foi disponibilizada pelo Ministério da Defesa para monitorar nossas fronteiras. Além disso, ele tem capacidade para atuar na distribuição de internet banda larga para todo o país e desenvolver iniciativas na área da educação”, explica o ministro Kassab.
No Piauí, o programa Internet para Todos se soma ao projeto Piauí Conectado, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI), que beneficia 96 municípios, levando internet banda larga via cabeamento. A chegado do projeto do Governo Federal faz do Piauí um dos primeiros estados do Nordeste a ter o acesso à internet universalizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário