
“Durante uma semana as estilistas Patricia Coelho Guerra, Clarissa Coelho Guerra e o assistente Paulo Guerra desenvolveram coleções em rendas e bordados e que vão para o catálogo Talentos do Brasil 2010”, informa a Gestora do Projeto de Artesanato da Região Norte, Lúcia Carneiro.
Foram criados 25 looks com aplicações em rendas de bilro e bordados.
“Fizemos vestidos, blusas, saias, tudo em ponto cruz aplicado. Aprendemos muito e a expectativa em relação ao desfile e ao catálogo é a melhor possível. O nosso tema foram pássaros e garças”, explica a presidente da Cooperativa das Bordadeiras Lili Escórcio de Buriti dos Lopes, Ivanilde Cardoso de Araújo. Em Buriti dos Lopes existem 26 bordadeiras ligadas à cooperativa.
Para a presidente da Cooperativa das Rendeiras do Delta do Parnaíba, de Ilha Grande, Alessandra da Costa Silva, a capacitação dos estilistas foi ótima porque estimulou a criatividade do grupo formado por quarenta rendeiras.
“Foi ótimo, pois serviu para aprimorar o meu trabalho, motivar a nossa criatividade. Criamos peças para blusas, calças, nas cores preto,branco, laranja e vermelho, tendo como tema o pássaro Guará.” informou Alessandra.
Essa coleção também será apresentada em Paris, em setembro deste ano.
Atualmente, o Talentos do Brasil une cerca de duas mil artesãs e artesãos do meio rural de 12 estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins. São 15 grupos organizados em cooperativas, que juntas, formam a Cooperativa Nacional Marca Única – Cooperúnica.
Desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA desde 2005, o Projeto Talentos do Brasil conta com as parcerias do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Programa Texbrasil (ABIT e APEXbrasil) e com o apoio da Agência de Cooperação Alemã (GTZ), da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e do Ministério do Turismo (MTur).
Fonte/Sebrae-Pi
Nenhum comentário:
Postar um comentário