Em Picos, terceira maior cidade do Piauí e centro de referência para a população de toda a microrregião do Vale do Guaribas, o Hospital Regional Justino Luz recebeu novos equipamentos e instalações físicas que seguem padrões de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos grandes hospitais, com 10 novos leitos.
A nova estrutura se soma a um conjunto de ações para aprimorar humanizar atendimento. “Entregaremos também outras obras, como o Centro de Parto Normal, mais 10 leitos de UTI Neonatal, 10 leitos de cuidados intermediários. Então, é todo um complexo que vai ampliar nossa capacidade de atendimento”, avaliou o secretário estadual da Saúde, Florentino Neto.
“Nessa UTI temos uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, participação efetiva de comissão de infecção hospitalar, acompanhamento integral ao paciente e a maior parte desses pacientes vem de demanda de procedimentos cirúrgicos do próprio hospital, como ortopedia, pediatria, obstetrícia e clínicas cirúrgicas. Com a UTI, atenderemos as necessidades da macrorregião sem precisar migrar para Teresina”, afirmou o diretor clínico responsável pela unidade, Raimundo Reis.
Parnaíba também passa a ter cursos em Residências Médicas. É a primeira vez que que os cursos são ofertados no Piauí fora de Teresina. Os cursos são frutos de uma parceria junto a Universidade Federal do Piauí.
“Estamos empenhados em estimular cada vez mais a integração do curso de Medicina da Universidade Federal com o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, pois entendemos que, através das Residências Médicas, do trabalho dos nossos profissionais do Hospital e dos preceptores, nós temos como fazer cada vez mais a construção de um hospital melhor para a sociedade”, explicou Florentino.
No Hospital Estadual Teresinha Nunes de Barros, em São João do Piauí, a reativação do centro cirúrgico recebeu investimentos de R$ 500 mil.
Mutirões de cirurgias eletivas desafogam filas de espera
Antes mesmo de sua inauguração, a unidade já realizava atendimentos à comunidade. No início deste mês, em mais uma etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas, foram realizadas 100 cirurgias de catarata. O mutirão beneficiou não apenas moradores de Buriti dos Lopes, mas também de municípios vizinhos, como Cocal dos Alves, Murici dos Portelas, Bom Princípio, Caraúbas, Caxingó e Cocal da Estação.
Seu Luiz dos Santos (67), trabalhador rural do município de Caxingó, foi um dos pacientes atendidos durante o mutirão. Após a cirurgia, e já com a visão recuperada, ele comemorou poder voltar a enxergar com clareza. “Renovou a minha vida em 30 anos. Estou enxergando mesmo. Vou poder fazer serviços que eu já não podia fazer e que agora eu vou poder fazer, como meu plantio de arroz”, relatou.
Todos os pacientes receberam gratuitamente kits compostos por óculos e colírio. A avaliação do pós-operatório será realizada ainda no domingo, no próprio Hospital.
Os mutirões de cirurgias eletivas não se restringem a cirurgias oftalmológicas, mas também ortopédicas e outras especialidades. O projeto da Sesapi planeja atender, até o final do ano, cerca de 2 mil pacientes com um investimento estimado em R$ 3,8 milhões de reais, aplicados em equipamentos que fortaleceram a capacidade de atendimento dos hospitais no estado.
Parnaíba e Floriano recebem realização de neurocirurgias
A expansão das instalações físicas dos hospitais regionais de Parnaíba e Floriano, Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) e Hospital Regional Tibério Nunes, respectivamente, possibilitou a essas duas praças a realização de neurocirurgias, modalidade implantada no primeiro semestre de 2017, que permitiu mais de mil atendimentos na urgência e emergência, com cirurgias sendo realizadas nesses hospitais.
Além da nova modalidade de cirurgias, o Hospital Tibério Nunes também passou a contar com a modalidade de telemedicina, que faz o monitoramento 24h dos pacientes da UTI, orientando e acompanhando a evolução clínica. A modalidade estará à disposição do hospital regional de Parnaíba em breve. Lá, a implantação de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), no Hospital Universitário, está descentralizando os atendimentos contra o câncer de Teresina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.