quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Pesca Solidária realiza segunda etapa das capacitações para professores

O Projeto Pesca Solidária, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, realizou nos dias 20, 21 e 27 de agosto, através da equipe de Educação Ambiental (EA), a segunda capacitação aos professores dos municípios de Chaval e Barroquinha no Ceará e Cajueiro da Praia, Piauí.
07a
Professores com o material didático entregue.
A primeira capacitação aos docentes aconteceu no ano passado e objetivou socializar ferramentas educativas para instigar o cuidado com o ambiente, abordando o tema: “Contando Histórias – Ferramentas para Cuidar do Ambiente”. A ação foi bem desenvolvida e aceita pelos participantes e houve bons resultados apresentados em formato de portfólio.
01a
Apresentação do espaço de Educação Ambiental (EA) com as atividades realizadas pelo Projeto.
02a
Grupo de trabalho de Cajueiro da Praia.
Nessa segunda capacitação, dividida em três momentos (teoria, prática e aplicação) o tema abordado foi “Os jogos lúdicos e a Educação Ambiental – Os resíduos sólidos sob outro olhar”. O objetivo foi propor a utilização de materiais recicláveis para a confecção de jogos educativos, despertando a consciência e responsabilidade socioambiental. O projeto acredita que ações como essa podem sensibilizar os professores sobre a questão do lixo e suas consequências ao meio ambiente, e assim eles poderão repassar esses conteúdos aos seus aos alunos.
03a
Apresentação de jogos lúdicos feito com materiais recicláveis.
Na ocasião, os participantes conheceram o espaço da Educação Ambiental do Projeto, onde havia fotos das atividades realizadas ao longo da execução do Projeto, para se demonstrar inúmeras maneiras de trabalhar EA, além de materiais didáticos, lúdico-pedagógico, utilizados pela equipe e exemplares de jogos feito com matérias considerados recicláveis: tampa  e garrafa de pet, papelão, banner, dentre outros.
05a
Grupo de trabalho de Chaval.
“Enquanto professor, nós observamos que mesmo existindo a presença de Educação Ambiental nos currículos escolares, temáticas ambientais são lembradas apenas em datas comemorativas. Propostas como essa da capacitação nos permite inserir o tema ao longo do ano, e em diversas disciplinas”, afirmou a professora Jesus, de Chaval, participante da capacitação. De maneira geral os participantes avaliaram como positivo os conhecimentos adquiridos e os esclarecimentos acerca dos temas centrais: “Jogos Lúdicos “ e “Resíduos Sólidos”. Ao todo 80 professores participaram da capacitação.
06a
Material didático entregue aos professores.
09a
Grupo de trabalho de Barroquinha.
A Equipe de Educação Ambiental do Projeto Pesca Solidária agradece a secretaria de educação dos municípios pela parceria e confiança. E os professores pela participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.