segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A arte de fazer acontecer.

A Escola Aberta Michele Maximiliano Marco Pingio realizou  na tarde do dia 29 de agosto (sábado) uma "Oficina de Pães e Lanches" que aconteceu na Escola Municipal Santa Joana D'arc, e teve como participantes as mães dos jovens que participam das atividades extra escolar no Projeto Escola Aberta na comunidade Barro Vermelho.A iniciativa e organização da Oficina de Pães e Lanches é da Professora Inês Melo, e tem como objetivo investir na mão de obra local para o fazer culinário, desenvolvendo produtos alimentícios para consumo e vendas. Com boa participação das mães que vivenciaram uma tarde diferente com informações e prática com uma excelente profissional. Parabéns a todas participantes, a diretora Joelma e a colaboradora Inês Melo pela boa ação.









Coluna Vereador Edmar o sargento


' Hoje (3108) pela manhã na câmara municipal de Parnaíba durante o Seminário de Abertura do INTERLEGIS, entreguei para a senadora Regina Sousa (PT-PI), ofício SOLICITANDO um curso para o grupo de agricultores@ que trabalham com hortas comunitárias, destinação de emenda parlamentar para calçamento, eletrificação e expansão da rede água nos bairros da nossa cidade bem como, a retomada das obras da PI 210 que liga Parnaíba e Ilha Grande.'

Coluna Vereador Edmar o sargento


" Na próxima segunda-feira (31/08), nosso mandato entregará para a senadora Regina Sousa ofício solicitando oficina de hortas e beneficiamento dos produtos, para as famílias de agricultores e o grupo de hortas comunitárias da Ilha Grande."

Ilhagrandenses participaram de Curso de Educação Ambiental, realizado pela PMIG e SEBRAE.

A Prefeitura de Ilha Grande, através da Sala do Empreendedor, em parceira com o SEBRAE/Parnaíba realizaram entre os dias 25 a 29 de agosto o  Curso de Educação Ambiental. O mesmo foi promovido no auditório da colônia de pescadores Z-7, instituição parceiro na promoção do desenvolvimento do município.

                                            Alunos concludentes do curso

O Curso teve o objetivo de promover o conhecimento sobre os conceitos da educação ambiental; explanar sobre as problemáticas ambientais; Predispor-se ao gerenciamento correto das atividades ambientais, visando o desenvolvimento da sociedade e a inserção da sustentabilidade em todos os aspectos cabíveis.

Alem da parte teórica, foram realizadas visitas de campo em locais estratégicas, a fim de aprimorar o conhecimento dos alunos, bem como estimular o censo critico dos mesmos, através do estímulo de suas próprias percepções sobre as problemáticas ambientais de seu município. 


Um dos pontos visitados, foi o lixão municipal, que contou com a supervisão do Chefe da Vigilância sanitária do município, o Senhor Francisco das Chagas (Dom Jorge), que se fez presente nos demais pontos. No lixão os alunos tiveram a oportunidade de ouvir depoimentos do senhor Francisco, que é catador de lixo a quase dois anos, que falou sobre a quantidade de produtos que são descartados pelos ilhagrandenses, mas são reaproveitados por ele.

                                                   Lixão Municipal de Ilha Grande





    Senhor "Dom Jorge", Chefe da Vigilância Sanitária e senhor Francisco "Catador de Lixo".

Outro ponto visitado foi as dunas que ameaçam de soterramento a comunidade Tatus, o qual nesta visita contou com a presença do Senhor Carlos Barros, representante da associação de moradores da comunidade Tatus. Carlos Barros explicou sobre o projeto de contenção de dunas que acontecem em parte da vasta área de dunas que ameaçam a comunidade, e falou sobre a percepção dos comunitários sobre tal problemática. 

     Alunos conhecendo as ações de contenção de dunas realizadas pela comunidade Tatus

                               Carlos Barros explicando sobre as ações de contenção de dunas

Ainda no Próprio bairro, os alunos visitaram o Porto de Tatus, onde foi explanado sobre os impactos das embarcações e de outras ações antrópicas que ameaçam a sustentabilidade dos recursos naturais, ali presentes. 


Pagode da Independência



Dia 06 de Setembro 2015 às 21:00 Primeiro Pagodão da Independência com o Pagode do Bom na Praça do Colégio Marocas Lima na Lanchonete Bom Gosto em Ilha Grande PI.

Para contratar terceirizados Ilha Grande realiza licitação de R$ 684 mil

A prefeitura de Ilha Grande vai realizar no dia 14 de setembro, licitação para contratação de empresa prestadora de serviços terceirizados, para atividades operacionais e administrativas.
O valor estimado a ser gasto pela prefeitura é de R$ 684 mil.
A sessão de abertura das propostas acontece a partir das 9h na sala de licitações da prefeitura de Ilha Grande.
ilhagrande-1.png

Popular Dabute promove café da manhã durante vaquejada II

Parte II- Início da cavalgada!!! Daqui a pouco churrasco e a noite teremos seresta!!!







Fonte/Fotos/Márcio Nascimento

O Grupo de capoeira em Ilha Grande iniciará suas atividades em setembro.



Será realizado no dia 12 de setembro de 2015 a partir das 15 horas, no Centro Social, o lançamento do Grupo Cultural de Capoeira Escorpião de Ouro de Ilha Grande. Além das aulas de capoeiras, serão realizadas oficinas de artesanato e Cursos profissionalizantes.

As aulas praticas de capoeiras, serão realizadas aos sábados e domingos, pelo turno da tarde (das 15:00 as 17:00 horas) no Centro Social Rural de Ilha Grande, ministradas pelo instrutor “Hudson”, com Supervisão Geral do Mestre Sargento – SP e Coordenação local do Agente de Desenvolvimento Local de Ilha Grande Adilson Silva de Castro. As atividades praticas serão acompanhadas pelo graduando em Fisioterapia José Viana.

O Objetivo destas atividades são proporcionar o entretenimento para os jovens, principalmente nos finais de semana, evitando com que estes jovens se envolvam no “mundo do crime”. O Grupo contará com o apoio da prefeitura municipal de Ilha Grande através da Secretaria de Assistência Social do município.

As inscrições são gratuitas e estão sendo realizadas na Sala do Empreendedor de Ilha Grande (Ao lado da Câmara dos Vereadores). Vagas Limitadas!


 Conheça um pouco da História da Capoeira


A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas. 

A capoeira é uma expressão cultural, bastante conhecida em todo o Brasil, principalmente na região Nordeste, esta expressão cultural envolve uma  mistura de danças e lutas típicas,  apesar de ser uma expressão cultural, a capoeira tornou-se reconhecida também como uma arte marcial brasileira

Washington Brasileiro no Clube Beija-Flor em Ilha Grande


Washington Brasileiro no Clube Beija-Flor na cidade de Ilha Grande dia 11 de Setembro de 2015.Imperdível.
Postos de Venda:
Lojas Mais Eletro,Gustavo Pescados no Cal,Clube do Beija,Neto Galeno Variedades,Nata o Rei do Pastel nos Tatus,Comercial o Bernardo no Labino,Zeca Militão na Pedra do Sal,Zé do Juca na Fazendinha,Café no Ponto em Parnaiba e com o Luciano na Ilha das Canárias.

Pesquisadores do projeto Pesca Solidária se reúnem para apresentar resultados de pesquisas

Na última quarta-feira (26), pesquisadores do Projeto Pesca Solidária se reuniram para apresentação dos resultados das pesquisas realizadas no estuário dos rios Timonha e Ubatuba até o momento, no âmbito do Projeto Pesca Solidária, patrocinado pela Petrobras‬ através do Programa Petrobras Socioambiental e executado pela Comissão Ilha Ativa (CIA).
1 (640x436)
2 (640x436)
O encontro aconteceu no campus da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em Parnaíba e possibilitou a discussão sobre os resultados esperados, resultados alcançados nos mais diversos eixos de pesquisa científica executados, e sobre como esses resultados contribuem para compreensão daquele ambiente, quais seus riscos e suas potencialidades. Todos esses estudos guiarão novas propostas de ação para preservação socioambiental no estuário.
Pesquisas e Pesquisadores presentes:
7 (640x436)
Cesar Augusto Fernandes (UFPI) – Pesquisas com Reprodução de Peixes;
8 (640x436)
Edna Cunha (UFPI) – Pesquisa com Alimentação de Peixes;
5 (640x436)
João Marcos Góes (UFPI) – Pesquisas sobre Caranguejo;
4 (640x436)
Rodrigo Salles IFCE e Kesley Paiva – Pesquisas sobre o Diagnóstico e Monitoramento da Pesca;
3 (640x436)
Alberto Campos – AQUASIS – Pesquisa com Aves;
6 (640x436)
Filipe Augusto G. de Melo – Pesquisa sobre Peixes da Região
Fabíola Fogaça – Apoio às Pesquisas com Peixes.9 (640x436)

Popular Dabute promove café da manhã durante vaquejada I

 Início da cavalgada em Ilha Grande-PI!! Café da manhã!!!
Durante toda essa semana imagens da vaquejada




Fonte/Fotos/Márcio Nascimento