Na tarde de ontem, 09/06, o projeto FaunaMar, com apoio da Fundação Boticário de Proteção à Natura, realizou a primeira soltura de filhotes de tartarugas marinhas no litoral de Camocim-CE.
O ninho, localizado na Ilha do Amor, foi registrado em abril, quando os biólogos realizavam o monitoramento de praia. “O monitoramento é realizado semanalmente nas praias de Camocim e Barroquinha-CE. No período reprodutivo, a fêmea sobe à praia para confeccionar o ninho e deixa um rastro, o que facilita a localização, disse a coordenadora, bióloga Kesley Paiva”.
Segundo os pesquisadores, todo o processo de incubação é acompanhado, ou seja, desde o registro de desova, até sua chegada ao mar. Isso por que diversas são as ameaças durante esta fase, como o tráfego de veículos, predação por animais de criação, aves, coleta dos ovos, erosão, entre outros.
Ao final da tarde, 140 filhotes da espécie Eretmochelys imbricata, conhecida como tartaruga-de-pente, foram acompanhados até o mar, por moradores, crianças e integrantes da prefeitura de Camocim. “A emoção é sempre a mesma. É uma grande satisfação poder ajudar esses animais que ainda estão ameaçados de extinção”, disse Nathalya Couto, bióloga do projeto FaunaMar.
“No litoral de Camocim ainda temos três ninhos em fase de incubação, sendo monitorados intensamente. As informações sobre o local e horário estarão disponíveis nas redes sociais para que a comunidade e turistas participem. Essa é uma forma de conhecer um pouco mais sobre as tartarugas marinhas e entender a necessidade de proteção destes animais, finalizou Kesley.
O projeto FaunaMar agradece a parceria do projeto Pesca Solidária, ambos realizados pela Comissão Ilha Ativa; Associação de Bugueiros de Camocim; Hotel Villa Del Mar e a toda comunidade.
Contatos: (86) 3322-3505 – FIXO; (86) 9467-3012 – CLARO, (86) 9823-8974 – TIM, (86) 9958-4519 – TIM, e (86) 9852-7920 – TIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.