O “Estuário Timonha Tur”, grupo produtivo de Chaval/CE, composto por pescadores e criado a partir das ações da equipe de geração de renda do Projeto Pesca Solidária, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobrás Socioambiental, realizou seu primeiro passeio turístico no estuário dos rios timonha e Ubatuba.
Os pescadores que compõem o grupo perceberam desde o início de sua formação, o turismo como uma atividade potencial a ser desenvolvida dentro do estuário, tendo em vista as belezas naturais, biodiversidade local e o conhecimento tradicional que legitima seu território pesqueiro. Assim, a atividade é um aparato turístico que pode ser um fator de geração de renda que atue alternativamente com o pescado.
Na ocasião, o Instituto Agropolos e estudantes da Universidade Federal do Ceará – UFC, contratantes do passeio, puderam conhecer os atrativos naturais/turísticos que representam o estuário. Eles avaliaram como positiva, a iniciativa dos pescadores e do apoio do Projeto Pesca Solidária, enquanto instrumento social que busca o protagonismo da comunidade pesqueira no estuário. “Os pescadores foram bem profissionais e souberam passar o conhecimento que possuem do estuário. É preciso melhorar o serviço, mas a experiência foi linda e muito positiva”, relatou uma estudante de geografia da UFC.
O passeio turístico teve acompanhamento técnico da equipe de geração de renda e comunicação do Projeto Pesca Solidária. O grupo avalia e conclui que a proposta é crescer e aprimorar os serviços oferecidos e aperfeiçoar os passeios turísticos que serão realizados.
Imagens: ChicoRasta, Cesar Vieira/Pesca Solidária
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.