Um grupo formado por cerca de 30 crianças e mães da Associação das marisqueiras de Ilha Grande nesse final de semana reiniciam ações do Ciranda da Cidadania com a execução de diferentes ações em parceria de voluntários de Ilha Grande e Parnaíba e do Projeto APA Viva, executado pela Comissão Ilha Ativa – CIA, com apoio do SOS Mata Atlântica.
Inicialmente aconteceu a formação de monitores juvenis da comunidade para colaborar com os facilitares e no futuro breve passar a ser um multiplicador local. As ações envolveram oficinas de teatro, contação e de outras modalidades didáticas para compreensão do português, matemática e dos direitos e deveres da criança e do adolescente.
Durante a oficina as crianças apareceram para o primeiro contato e também passaram a brincar de brinquedoteca na frente de suas casas passando a interagir coletivamente com o uso compartilhado de brinquedos.
Para complementar as ações do exercício de cidadania o público ainda participou de uma coleta de lixo para o cuidado com o ambiente em que moram. A visita se deu nos arredores de suas casas dentro da Área de Proteção Ambiental APA Delta do Parnaíba, nos morros. Foram coletados 683 itens com 132,500 kg de metal; 30.700 kg de plástico; 18,700 de lixo não reciclável; 5 kg vidro e 1, 300 de alumínio.
O aprendizado na prática de como exercer a cidadania foi demonstrado pelo entusiasmo de coletar o lixo e em separá-lo para que possa acontecer a sua venda e retornar em contribuição para própria comunidade. Mas, o importante é despertar nessas crianças a vontade de cuidar do seu lugar, diz a presidente da Associação de Marisqueira, Luiza.
Poder estar com meus colegas brincando e fazendo coleta aprendi a ver que temos lixo espalhados no lugar que moramos e que precisa ser protegido por todos os moradores para que não polua os rios e nem traga doenças para nós, comentou participante/monitora, Suzana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.