No último dia 21, o Projeto Pesca Solidária, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, realizou a atividade Pesca História no município de Chaval, no Ceará. Essa atividade tem como objetivo levantar as histórias de pescaria, de vida, e as lendas do local.
Durante o encontro houve bastante animação entre os pescadores, que acreditam que momentos como este é importante para que a história de sua cidade não desapareça. Um pescador conhecido por “maninho”, senhor Francisco Edimilson, reforça esse pensamento e diz querer sempre participar dessa atividade.
No decorrer do encontro, entre cantigas e contação, os pescadores relembravam e contavam suas historias com muita satisfação e alegria. “Essa atividade é muito importante pra história da nossa cidade e também pras nossas gerações futuras”, disse seu Ezequias, pescador e presidente da Colônia de Pescadores Z-24.
O momento contou com a participação do pescador e também poeta, Tadeu Durval, conhecido como “poeta esquecido”. Na ocasião, além de suas memórias, ele contou algumas poesias sobre a história de Chaval. Francisca Oliveira, técnica e educadora socioambiental relata que atividades como essa fortalecem as memórias da própria comunidade, como valorizam àqueles que as contam.
A equipe do Pesca Solidária agradece a acolhida dos pescadores, participação e apoio durante toda a atividade. Esperamos que esta parceria se consolide cada vez mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.