O início da atuação da RARE no Brasil é realizado em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Marinhas e Costeiras (CONFREM).
Em maio desse ano, a RARE do Brasil realizou o Workshop Pesca para Sempre, em Brasília/DF, onde foi discutido e decidido da seleção de sete instituições para desenvolverem a metodologia da Campanha de Orgulho no Brasil, em áreas de conservação, principalmente RESEX. A CIA esteve presente no evento, por meio do presidente da instituição, Leandro Inakake.
Com a inscrição da CIA para participar do programa, a visita de avaliação ocorreu nos dias 09 e 10 de outubro, com a presença da diretora do Programa Brasil da RARE, Geórgia Pessoa e do consultor Leopoldo Cavaleri, com participação do ICMBio, por meio dos analistas Silmara Erthal, Antônio Batista, Neuza Gonçalves e Patrícia Claro; a CIA esteve representada pelos candidatos à Coordenador de Campanha, Luciano Galeno, e Supervisor de Campanha no local, Leandro Inakake.
Durante a visita, houve a apresentação dos participantes, informações sobre a região (APA Delta do Parnaíba e RESEX Marinha Delta do Parnaíba), apresentação da RARE e o Programa Pesca Para Sempre. Houve também visitas à RESEX, com a participação de diversos comunitários e usuários, além da realização de uma reunião na comunidade das Canárias, onde todos, principalmente os comunitários, puderam entender melhor do que se trata o programa e as possibilidades de atuação.
“A parceria com a RARE será importante para a CIA no longo prazo, com ações voltadas à conservação dos recursos pesqueiros e das comunidades de pescadores e marisqueiras na APA, mas sabemos das dificuldades de viabilizar a contratação do coordenador de campanha, porém estaremos participando de editais na busca de captar os recursos necessários”, informa Leandro Inakake.
A Campanha de Orgulho, trabalha com 8 elementos para a conservação dos recursos pesqueiros e comunidades locais, sendo eles: organização comunitária, manejo dos recursos pesqueiros, pesquisa e monitoramento, acesso a mercados, políticas públicas, fiscalização, acesso exclusivo, e zonas de recuperação pesqueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.