A conferencia de abertura foi realizada pela Ministra do Ambiente Izabella Teixeira. O Piauí foi representado por 30 delegados de diferentes regiões do estado. Das 160 propostas debatidas n a conferencia estadual no BRASIL inteiro, os delegados tiveram que reduzir para 60 propostas, nos quatro eixos: PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS, REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS, GERAÇÃO DE TRABALHO, EMPREGO E RENDA e EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Nesse evento aconteceu manifestação firme dos catadores reivindicando inclusão social que foi bem aceita pela ministra MA Izabella Teixeira. Uma representante dos catadores, CLAUDETE COSTA participou da mesa que declarou “não temos política publica ainda, queremos mais com ajuda e respeito para o nosso trabalho, queremos conseguir os nossos direitos”. E ainda citou que a maioria dos representantes dessa categoria é formado por mulheres. E que a incineração não da certo, pois incinera também o trabalho e dinheiro dos catadores.
Como resultado da Conferencia foi evidente a grande puxada para os direitos dos catadores como inclusão social, como agentes do meio ambientee possibilidades de apoios empresariais, pois já que hoje ainda catador de ruas, o de lixões é símbolo de marginalização social, mas que quer ter reconhecimento, pois é um dos mais importantes trabalhos para a melhoria do meio ambiente e além de isso eles trazem sustento de vida.
Também educação social em todas as suas formas tem que ser ampliada e melhorada, primeiro fazendo da educação ambiental, uma matéria obrigatória em todos os níveis de escolaridade, formação de professores, melhorar a forma de divulgação e propaganda, participação e formação dos agentes de saúde, maior envolvimento e participação das comunidades, assim reivindicou os participantes.
“Embora fosse um encontro com assunto meio ambiente notei que teve um uso exagerado de copos descartáveis. Me envolvi sensibilizando entre os colegas o erro das nossas ações contrarias aos nossos conceitos de redução de resíduos, pois foram consumidos de 20/25000 copos no 4 dias de conferencia. Com isso, foi apresentada petição na plenária a fim de que não fosse mais usado copos descartáveis nos eventos dessa natureza. A PETIÇÃO FOI APROVADA”, destaca Fiorenzo Bonetta.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.