quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A saúde pública em Ilha Grande

Moradores de Ilha Grande do Piauí estão indignados com a gestão da saúde do município, a situação é considerada grave, pois só existe um médico para atendimento como clínico geral e um psiquiatra para atender a população de Ilha Grande.

Segundo relatos, quem precisa de atendimento médico através de consultas é preciso ir para frente do Posto de Saúde 01 hora da madrugada se quiser conseguir uma simples consulta, isso quando consegue. Os moradores reclamam que o medico atende apenas 15 pessoas por dia o que tem prejudicado bastante a população mais carente.

Naiany Lima
Naiany Lima que reside na cidade de Ilha Grande do Piauí considera o estado da saúde do município um caos, pois nada funciona. Segundo ela, até mesmo para se tomar um simples soro é preciso a pessoa pedir socorro no Pronto Socorro em Parnaíba, no que em muitas das vezes chegam a ser humilhados por serem de outro município.

O atual prefeito Herbert Silva garantiu melhorias na área da saúde, porém até agora não passou de promessas de palanque. A cidade de Ilha Grande precisa de um posto de saúde com ao menos uma enfermeira de plantão 24hs, para atender os casos simples, acrescenta Naiany.

José da Silva
Dentista a cidade tem, o que falta é os aparelhos para atendimento de pacientes, muitas pessoas precisam de um tratamento dentário. Moradores questionam o que é feito com o dinheiro da saúde porque praticamente falta tudo. Para José da Silva a cidade está com 20 anos de emancipação política, “mas nunca houve uma saúde de qualidade para os moradores, pois existe apenas um posto de saúde que nada funciona”, desabava.

Fonte:Portaldodelta/Fábio Barros

                                   O outro lado da história.


Em contato com o Secretário municipal da Saúde,Paulo Rogério dos Santos Souza,o mesmo informa que a matéria acima não procede,que a saúde do município realmente tem falhas e essas falhas estão sendo corrigidas.

                     Centro de Saúde Padre Pedro Quiriti

Neste centro de saúde,que fica no centro de Morros da Mariana funcionam dois PSF'S(Programa Saúde da Família) com dois médicos efetivo e um contratado.

Dr.Hélio(Anestesista),atende tem três vezes por semana.(efetivo)
Dr.Klécio Carvalho(Infectologista) três vezes por semana.(efetivo
Dr.Klécio Mota (Psiquiatra)uma vez por semana.(contratado)

O Centro de Saúde Padre Pedro Quiriti funciona de 7:00 da manhã às 19:00 horas.

Nesta Unidade de Saúde ainda existe a marcação de consultas(20 vagas por semana) para o Clinico Geral Daniel que atende no bairro Tatus.

                  Posto de Saúde Governador Mão Santa(bairro Tatus).


Neste PSF atende o Dr.Daniel(Clínico Geral) duas vezes por semana.(contratado).

                                            Zona Rural
Na zona rural de Ilha Grande quem atende é o Dr.Osvaldo(Ortopedista)que atende uma vez por semana no bairro Labino(Posto de Saúde Dona Maroca) e uma vez por semana no Barro Vermelho (Posto de Saúde João Silva).

Além disso a Secretaria vem lutando pra implantar o NASF(Núcleo de Apoio A Saúde da Família)no município com a contratação de quatro profissionais(Ginecologista,Pediatra,Educador Físico e um Fisioterapeuta).

Foi comprado recentemente um veículo para a Secretaria de Saúde e todos os médicos do município atendem no minimo 15 pessoas por dia. 

Quanto ao posto de saúde funcionar 24 horas,isto não é possível,pois o município trabalha apenas atenção básica.

Os consultórios odontologicos estão passando por reforma e ampliação e o material esta sendo licitados para que todos possam voltar a funcionar.

Por Gilson Andrade
Agente Comunitário de Saúde e Membro do Conselho Municipal de Saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.