sábado, 3 de agosto de 2013

Sustentabilidade: ex-catador de caranguejo conta sua atuação


Com uma vasta bagagem e responsabilidade, Adilson Castro remete o que vem ser atitude e querer mudar a comunidade em que habita. Ex-catador de caranguejo, líder da Associação dos Condutores de Turismo, um dos proprietários da Empresa Ilha do Turismo, acadêmico de Turismo e morador da Ilha Grande (Comunidade inserida na Área de Preservação Ambiental – APA do Delta do Parnaíba), Adilson Castro apresentou no III Curso de Extensão Universitária em Comunicação e Turismo Sustentável, a realidade das iniciativas feitas por ele e outras pessoas dentro da comunidade, para trabalhar com o turismo, enquanto atividade que proporcione uma geração de renda e inserção dos autóctones nesse modo de produção.
Com a fala, Adilson afirma que a criação da Associação contribuiu para a integração da comunidade. “Temos um grande apoio do Sebrae e da Comissão Ilha Ativa – CIA que dão suporte técnico para a comunidade que aos poucos vem se organizando”, enfatizou. Apontou como as maiores dificuldades enfrentada da associação é montar parcerias com agências de Parnaíba, onde as mesmas poderiam estar trabalhando com a mão de obra da comunidade, norteando toda uma perspectiva de se praticar umturismo correto e desenvolvido para os próprios moradores locais.
Respondendo ao questionamento de quem poder fazer parte da associação doscondutores, Adilson foi enfático em dizer que precisa ser da comunidade e que tenha força de vontade em estar desenvolvendo um turismo com responsabilidades para não prejudicar de forma drástica os recursos naturais existentes para as gerações futuras.
Embora os benefícios alcançados com a associação sejam reais, Adilson aponta a ausência do poder público do município no alcance de um turismo desejado. “O poder público é a base do desenvolvimento de qualquer atividade para atender as demandas da comunidade, porém, é sempre falado na ausência de recursos a serem investidos”, afirmou. Explicou também, a importância de existir uma integração das partes envolvidas (poder público, privado e comunidade local) e não trabalhar o turismo, de forma individualista.
Finalizada a entrevista, em meio a palmas, fotos, agradecimentos e a esperança de uma juventude protagonista junto às massas, na construção de uma sociedade justa e igualitária para todos os cidadãos.
Ricardo Rayan para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário,ele é importante para a melhoría do conteúdo desse blog.